domingo, 12 de julho de 2020

Categoria: Outros Artigos

Governo de São Paulo confisca valores de servidores aposentados e pensionistas

Mais um duro golpe para o servidor público: o Decreto nº 65.021, assinado pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, em 19 de junho, estabelece contribuições obrigatórias para quem recebe entre R$ 1.045,00 e R$ 6.101,60 mensais, valores que antes estavam isentos. Considerando os impostos, o desconto a partir desta nova contribuição pode…

Leia Mais

Renatinho: a perda do jornalismo, da cidadania e dos amigos barretenses

O jornalismo brasileiro, quiçá mundial, sofre, em tempos contemporâneos, uma degradação dessa função que foi considerada no passado como o quarto poder da sociedade. Quão distante disso está… A própria classe dos jornalistas reconhece o tanto que se desvirtuou a importantíssima missão de informar, conscientizar, definir rumos e diretrizes a toda população carente de conhecimento…

Leia Mais

Oração aos insensatos.

Começo dizendo que, na verdade, nem sei orar. E não foi por falta de empenho de meus pais que se desdobravam para que eu soubesse que há uma metafísica, nem do Padre com suas prédicas e nem do Rabi com seu balanço e sua voz monótona. Nunca consegui aprender, nem mesmo aquelas rezas decor que…

Leia Mais

NÃO HÁ MAL ESTAR QUE RESISTA AO GRANDE OCEANO

É certo que somos únicos no nosso jeito de ser. Até mesmo irmãos criados da mesma forma pelos mesmos pais apresentam características completamente distintas, muito embora compartilhem da mesma história familiar. Pois é, cada um pensa e reage a seu modo. E muitos se interessam em avaliar suas origens: quem são seus pais, por que…

Leia Mais

Fidelidade e missão: você também pode!

É caro à Igreja o dia 29 de junho, celebração a solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo. Também chamados, pela tradição, de ‘colunas da Igreja’, São Pedro e São Paulo representam valores fundamentais da vida e missão da Igreja. De Pedro aprendemos a cultivar, viver e testemunhar a radicalidade e fidelidade á fé; de Paulo…

Leia Mais

Abraço

Quem um dia imaginava, mesmo em sonho, que a forma mais sincera e pura, de se transmitir amor, carinho, força, alegria, conforto, e mais uma imensidão de sentimentos, fosse proibida, e que se realmente amássemos, deveríamos não abraçar… Como explicar pra alma e pro coração, que teriam que se privar de tamanho acalento, por tempo…

Leia Mais

É preciso parar de atribuir loucura a quem é perverso

Vivemos tempos difíceis. Estamos todos inseguros e cheio de incertezas, sem saber qual rumo tomar. Crises econômicas, políticas, dentre outras, somam-se às crises individuais e que fragilizam o emocional das pessoas. Nunca antes houve tantas pessoas com sintomas depressivos e tristeza generalizada. Basta conversar numa roda de amigos, para perceber que calmantes e ansiolíticos fazem…

Leia Mais

TESTEMUNHA OCULAR

Pandemias Caro leitor, Nem em pesadelo poderíamos nos imaginar em meio à esta pandemia, que assola o Brasil e o mundo, neste início da segunda década do século XXI, a qual ficará na história, e os tormentos causados à população, o medo do coronavírus, a ansiedade e a incerteza no futuro. Imagens que nos apresentam…

Leia Mais

Adão, Eva e o Patriarcado

O historiador Yuval Harari, em seu livro Sapiens, argumenta que os seres humanos se distinguem dos demais animais pela sua capacidade de inventar e compartilhar histórias. Segundo Harari, as histórias compartilhadas unem os seres humanos em sociedades. A força de coesão de um grupo depende da força do compartilhamento das histórias. Chamamos de mito as…

Leia Mais

Evite as pessoas que só querem a sua companhia quando se sentem sozinhas

Não é fácil perceber as reais intenções das pessoas que nos procuram, principalmente quando somos quem acredita no melhor de cada um. A gente quer manter a esperança na vida, nas pessoas, pois é assim que a gente não para nas tristezas e nas decepções. Desconfiar dos outros, viver sempre alerta, analisar tudo, não dá…

Leia Mais