Ir para o conteúdo

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Categoria: Fé e Compromisso

Maria e a virtude da Solidariedade

Joana mora numa pequena cidade do interior de Minas Gerais. Casada, com dois filhos e dois netos, trabalha em um sítio da região, cuidando da casa, do galinheiro e dos cachorros. Ela é conhecida na região pela sua bondade com as pessoas que necessitam. Sempre que Joana ganha roupas e brinquedos, ela divide com os…

Leia Mais

Direito à Vida

Há 30 anos (1994) na Conferência sobre População e Desenvolvimento, no Cairo (Egito), Madre Teresa de Calcutá discursou, e veja aqui este trecho do que falou: “O mundo que Deus nos deu é mais do que suficiente, segundo os cientistas e pesquisadores, para todos; existe riqueza mais que de sobra para todos. Só é questão…

Leia Mais

O fascínio da idolatria

Tudo nasce da incapacidade de confiar sobretudo em Deus, de voltar a colocar as nossas seguranças n’Ele, de deixar que Ele confira verdadeira profundidade aos desejos do nosso coração. Isto permite sustentar até a debilidade, a incerteza e a precariedade. A referência a Deus fortalece-nos na debilidade, na incerteza e até na precariedade. Sem primado…

Leia Mais

Os muitos nomes do espírito do mal.

Algumas palavras da língua portuguesa falada informalmente no Brasil têm um número incontável de sinônimos. A campeã parece ser “aguardente”: cerca de 400 nomes, de acordo com o Mapa da Cachaça. Outra seria “prostituta”, também com centenas de sinônimos. O vocábulo “demônio” é outro que tem muitos sinônimos. O escritor João Guimarães Rosa (1908-1967) usa…

Leia Mais

A missão de ir como cordeiros entre os lobos

“Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros”. Até agora tinha sido somente Jesus a pregar o Reino; os discípulos o seguiam, escutavam, aprendiam. Agora eles “são enviados”, isto é, ao pé da letra, se tornam “apóstolos”; de ouvintes começam a ser anunciadores. É um prelúdio…

Leia Mais

Continuar a missão de Jesus é assumir o seu jeito de ser

O Evangelho da liturgia, deste 15º domingo do Tempo Comum, traz o envio dos discípulos para irem dois a dois, conforme o costume judaico repetido pelos pagãos (Lc 7,88; Jo 1,37). Um apoia o outro, e todos se comprometem com o anúncio e a prática da mensagem de Jesus: “O Reino de Deus está próximo,…

Leia Mais

A extrema necessidade que temos do amor de Deus

Adorar é reconhecer que a transcendência e a santidade de Deus são dignas de todo respeito e reverência, da nossa submissão e confiança. É reconhecer a dependência que todas as coisas têm de Deus e que, por ser Deus, transcende qualquer outro ser, segundo toda possibilidade possível (S. Tomás). No diálogo de Jesus com a…

Leia Mais

O corpo é sagrado. Não se pode profaná-lo

Tudo o que Deus criou e cria é bom. O Ser Humano tem um corpo com alma e espírito, numa unidade. O corpo não é separado da alma, ou vice-versa, não são duas coisas distintas. A alma é vida, unida ao corpo pelo Senhor da Vida, de modo que é verídica a afirmação que o…

Leia Mais

A Paróquia do Divino Espírito Santo já teve cinco Jubileus

02/07/1877 é a data oficial da criação da “Paróquia do Divino Espírito Santo de Barretos”, por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo da Diocese de São Paulo (capital) – só havia esta diocese em todo o Estado. Nomeou Pe. Henrique Sassi como primeiro “vigário”. 02/07/1902 – primeiro Jubileu da paróquia: 25 anos (Jubileu de Prata). O…

Leia Mais