Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Categoria: Fé e Compromisso

Somos chamados a testemunhar Cristo ressuscitado

Ao se encontrar com os discípulos, Jesus, tendo os convencido de que havia ressuscitado, mostra-lhes que não é um simples espírito, mas tem carne, e é o mesmo que morreu na Cruz. É fundamental para o discípulo o encontro com o Senhor ressuscitado; pois só assim poderá ser sua testemunha. Assim declara Santo Inácio de…

Leia Mais

Nós viveremos para sempre, Aleluia, Aleluia!

A ressurreição de Jesus Cristo é o núcleo e o coração da nossa fé. A celebração da Vigília Pascal é a solenidade mais sagrada do ano litúrgico. E cada domingo é o memorial da Páscoa e o louvor de Deus que, ao arrancar seu Filho da morte, faz triunfar sua Vida em nós. Em uma…

Leia Mais

Não se chama a Deus de Pai sem o Espírito Santo

Na última Ceia, Jesus «partiu o pão». Na Liturgia eucarística da Missa, a fração do Pão é precedida pela oração que o Senhor nos ensinou, o “Pai-Nosso”. Assim começam os ritos de Comunhão, com a recitação comunitária do “Pai Nosso”. Esta não é uma das tantas orações cristãs, mas é a oração dos filhos de…

Leia Mais

O remédio da misericórdia para as feridas do mundo

O domingo da Divina Misericórdia, hoje, continua a nos pôr diante do mistério da ressurreição de Jesus, uma nova luz que atravessa o mundo. De fato, a misericórdia que aprendemos da escola do Evangelho é “pôr o coração” em tudo que fazemos, transformando as realidades de escuridão. Tudo estava trancado ao redor dos discípulos que,…

Leia Mais

Esclerocardíacos do terceiro milênio

Há poucos dias o Papa Francisco utilizou esse termo – esclerocardia – para significar as pessoas que têm corações esclerosados como pedras. No evangelho deste sábado, lemos no capítulo 16, de Marcos, que Jesus ressuscitado, aparecendo aos onze discípulos, que estavam jantando, critica-os “por sua falta de fé e sua dureza de coração, por não…

Leia Mais

Terceira aparição de Jesus ressuscitado (Jo 21,1-14)

Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas…

Leia Mais

Significado da palavra “Aleluia”

O que quer dizer “Aleluia”? É uma palavra composta de outras duas. “Hallelû” é um imperativo que significa “louvai”; “Jah” (pronuncia-se; iá) é uma forma abreviada de Jahweh, o nome sagrado do Deus bíblico. “Aleluia”, portanto, significa “Louvai a Deus”! Os salmos 113-118 eram chamados de “Hallel” pascal, porque usado pelos hebreus na celebração da…

Leia Mais

Rede Mundial de Oração com o Papa – ABRIL

            Intenção do Mês – PELA DIGNIDADE DAS MULHERES  “Rezemos para que a dignidade e a riqueza das mulheres sejam reconhecidas em todas as culturas, e para que cesse a discriminação que sofrem em diversas partes do mundo.  Muito oportuna esta prece neste mês de abril, quando celebramos com vigor a Ressurreição do Senhor Jesus…

Leia Mais

A ressurreição de Cristo é a garantia de nossa ressurreição

A primeira pregação dos Apóstolos recordava que “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (1Cor 15,3-4). Marcos sublinhou a morte real do Senhor e recolhe agora a verdade da ressurreição: “Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui.” (16,6), disse o jovem às mulheres admiradas. A ressurreição gloriosa de…

Leia Mais