Ir para o conteúdo

quarta-feira, 06 de dezembro de 2023

O JORNAL

linha-titulo-interna

A Empresa

O Jornal de Barretos Regional é um veículo do Grupo Jornal de Barretos Comunicações, referência em Comunicação, Jornalismo e Entretenimento na cidade de Barretos e região. Além do Jornal, popularmente conhecido como JBR, o Grupo é formado também pela Rádio Jornal FM (88,7 KHz) e a Rádio Clube FM (100,1 MHz), ambas com programações diferenciadas para todos os tipos de público.

O veículo impresso (e on-line) Jornal de Barretos Regional oferece ao leitor, diariamente, artigos, notícias e os principais acontecimentos em todos os assuntos relacionados à cidade de Barretos e região. O nosso JBR traz matérias sobre política, economia, policial, esportes e os principais fatos do Brasil e do mundo. Além de registrar, também, as principais movimentações da cidade em suas colunas sociais.

Outra característica marcante do JBR é a atuação como agente transformador da sociedade. A nossa equipe de reportagem é voltada ao jornalismo investigativo, sem medo de apurar os fatos e mostrar a verdade! Assim, o Jornal de Barretos Regional já atuou, e vai continuar atuando, nas mais diversas questões sociais do município.

O JBR registra a nossa história, a história do povo, e é por isso que é tão bem aceito pela população!

Este Jornal é sobre VOCÊ, sua RUA, seu BAIRRO, sua CIDADE, seu PAÍS e seu MUNDO

A HISTÓRIA

linha-titulo-interna

O mês de agosto é significativo para a cidade de Barretos. Além de ser o mês do aniversário da cidade e da famosa Festa do Peão de Boiadeiro, é o mês que viu o Jornal de Barretos nascer. A nossa primeira edição é datada de 1º de agosto de 1985. A cidade de Barretos se alegrava e dava boas-vindas a esse projeto que surgia com a intenção de renovar o conceito de noticiário regional e trazer uma nova forma de jornalismo. A coluna Opinião destacava: “Nasce um Jornal”. O texto, do professor Luiz Carlos Messias, colocava as pretensões do novo “Jornal de Barretos”. E essas pretensões, a mesma força de reinvenção de um Jornal de qualidade e imparcial, feito pelo povo e para o povo, ainda permeia no sangue de nossos jornalistas e colaboradores:

“Esta é a primeira edição, dirigida ao público, de um novo jornal. Um jornal de Barretos, de tiragem diária, que pretende crescer e se consolidar como um veículo de comunicação voltado para a realidade desta região”

“Não ser mais um; ao contrário, ser o jornal que pulsa com o pulsar das pessoas que aqui vivem. Não ser apenas reflexos; ao contrário, ter brilho próprio e personalidade definida, para que suas posições sejam sempre claras”

“Não ser dogmático; ao contrário, ser aberto e sem preconceitos, compreendo que é na pluralidade das opiniões, na explicitação dos contrastes, no confronto dos modos diversos de sentir, analisar e fazer é que os homens se aperfeiçoam”

“Queremos ser humildes o suficiente para respeitarmos todas as opiniões; justos o suficiente para compreendermos os conflitos de interesses; inteligentes o necessário para discernimos entre o que é bom para Barretos e o que atende apenas a interesses excusos”

Depois disso, a própria história de Barretos se confunde com a história do Jornal de Barretos. A população tinha, a partir daquela data, um serviço a favor dela. Por aqui passaram grandes ícones do jornalismo registrando todos os eventos da cidade, vitórias e conquistas do nosso povo, quedas e desamparos, muita bola na rede (e fora dela também), informação de qualidade, denúncias, investigações e divulgações em geral. E foi por tudo isso que o Jornal cresceu, não só em credibilidade, mas também em compromisso com o nosso leitor!

OS PRINCÍPIOS

linha-titulo-interna

Um dos trechos do texto “Nasce um Jornal” simplifica bem a postura do JBR:

“Queremos estar próximos do leitor. Não apenas a proximidade do contato diário com a palavra impressa, na frieza do papel. Queremos sentir as vibrações das pessoas, incentivá-las, vibrarmos juntos. Almejamos que este Jornal seja uma extensão da capacidade de comunicação de cada leitor, e para isso manteremos espaços abertos a todos que tenham algo a dizer”

O JBR é um veículo de comunicação do povo. É feito pelo povo, para o povo. A base da nossa atuação, do nosso serviço, está pautada nos seguintes princípios:

- Amor e Respeito ao jornalismo;

- Ética e Compromisso com a verdade;

- Imparcialidade e Objetividade nas matérias e textos;

- Seriedade com o leitor;

- Coragem para aprender, entender, opinar, discutir e compartilhar os fatos.

O Jornal de Barretos está de Olho Vivo em todas as questões políticas, sociais e econômicas da cidade e da região.

Quer denunciar algum problema ou sugerir alguma pauta para o JBR? Clique em seja jornalista do JBR por um dia!