quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Artigos

Voltar a viver

Eis que chegamos à quinta semana da quaresma. Espero que tenhamos dado passos significativos de conversão e mudança de vida, afinal, Deus espera que após cada ciclo quaresmal estejamos mais preparados para habitar o céu. Para esta semana, nos é proposto o evangelho de São João, capítulo 11, versículos 1 a 45: A ressurreição de Lázaro.
Sem sombras de dúvidas, este é um dos maiores sinais de Jesus. Este fato marca não somente o milagre que Lázaro recebeu, como também o amor que Jesus tem por nós e Sua empatia por nossas dores.
Talvez hoje, estejamos parecidos com Lázaro, ou seja, mortos. Podemos não estar por vias de fato, mas quantas pessoas mortas por dentro, mortas em sonhos, amores, ideais e em felicidade? Muitas pessoas já “cheiram mal” por dentro, estão se decompondo. Podem até estar festejando, trabalhando, comendo, bebendo. Mas o seu interior não as deixam mentir para si mesmas.
Após percorrermos este tempo quaresmal, depois de termos feito tantas reflexões sobre nossa vida, será que não está na hora de deixarmos Deus nos ressuscitar? Não será o tempo de deixar o homem velho para trás e se tornar uma nova pessoa? Deus não sonhou nenhum de nós para vivermos mortos, pelo contrário, Ele nos sonhou para termos um rio de água viva jorrando de nosso interior. Porém, nós precisamos aceitar esta nova vida e estarmos dispostos a mudar. Um ótimo começo para esta nova vida é o sacramento da confissão. Ali, diante do sacerdote, o próprio Jesus acolhe, ama, ouve e perdoa o pecador. O padre é apenas um meio, o encontro é sempre com Jesus. Quem faz a experiência de fazer uma boa confissão, não volta para casa a mesma pessoa, algo novo começa a brotar em seu coração. Infelizmente, neste tempo de quarentena, é preciso evitar até este sacramento. Mas, assim que tudo isso passar, procure um sacerdote e se confesse.
Portanto, deixemos Jesus nos trazer a vida novamente, façamos destes dias ocasião para orarmos mais, para estarmos mais intensos diante do Senhor, para que também nossa vida ganhe novo vigor. Não desista, pois Deus jamais desistirá de você. Que vivamos a graça da ressurreição de nossos sonhos, nossas alegrias, nossa família, nossa vida.
Uma feliz e santa semana. Que a quaresma produza vida nova em nós. Deus te abençoe!

Padre Thiago Freitas dos Reis
Pároco da Paróquia Bom Jesus – Barretos

Compartilhe: