Ir para o conteúdo

domingo, 01 de agosto de 2021

Artigos

Você se sente cansado o tempo todo? Pode ser resultado do seu estilo de vida

Olá!

Nos dias de hoje, é muito comum ouvir as pessoas reclamarem que estão muito cansadas, como se o descanso não fosse suficiente para recarregar as energias. Tempo e sono se tornaram raros diante de uma demanda cada vez mais acelerada. Parece que não podemos parar um segundo e, mesmo quando estamos descansando, continuamos conectados.
O cansaço é uma experiência comum ao ser humano, podendo surgir a partir de inúmeras causas. Para conseguir identificar, é importante uma investigação com um check-up. É preciso descartar problemas clínicos como hipotireoidismo, hipoglicemia, anemia, desnutrição e síndrome da fadiga crônica.
As causas do cansaço também podem vir de problemas de ordem psicológica como estresse, ansiedade e sintomas de depressão. Muitas pessoas levam um estilo de vida que direciona para um cansaço mais extremado, como dormir de forma inadequada, realizar atividade física de forma excessiva ou não realizar ou apostar em uma alimentação irregular.
Um estudo da universidade de Berlim, identificou que pessoas que consumiam açúcar se sentiam mais cansadas e menos alertas do que as que não consumiam. Por isso, rever a alimentação é uma decisão importante para ganhar pique e evitar o cansaço. A dica é comer de tudo um pouco e apostar em um prato colorido e variado.
Estar conectado o tempo todo causa uma exaustão e nos afasta de hábitos como atividade física. E o fato de não se mexer é sentido nas atividades simples cotidianas. Todas as atividades ao longo do dia geram sobrecarga física e mental. Quem não se exercita não tem condicionamento adequado para suportar essas exigências. É fundamental abrir mão das desculpas e entender que essas pequenas alterações fazem grandes diferenças.
Portanto, se o diagnóstico não revelar nenhuma causa clínica, a mudança no estilo de vida deve ajudar a solucionar o problema. Algumas ações:
• Melhorar os hábitos de sono
• Exercitar-se regulamente de forma equilibrada
• Investir numa alimentação saudável
• Diminuir o café e beber bastante água
• Estruturar a rotina de trabalho e deixar espaço para descanso e atividades físicas
• Quando causas psicológicas, procurar ajuda

Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: