Ir para o conteúdo

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Artigos

Você é estressado?

Olá!
Um novo estudo publicado na revista científica JAMA ressaltou as relações estreitas entre o estresse e o risco de um ataque cardíaco. Os autores do estudo acompanharam 918 pessoas por alguns anos e chegaram a conclusão que o estresse mental teve um impacto significativo no coração e na vida dos pacientes, que eram mais propensos a sofrer um infarto ou morrer de doenças cardiovasculares nos anos que se seguiam. Outros estudos já mostravam que o estresse aumenta em duas vezes a chance de sofrer um infarto.
O aumento das doenças cardiovasculares causadas pelo estresse crônico está relacionado a mecanismos biológicos (metabólicos, hormonais e inflamatórios) e comportamentais (estilo de vida). Há um ditado que diz que “o estresse acelera o envelhecimento”, o que faz sentido se considerarmos a antiga ideia de que “nossa idade corresponde à de nossas artérias”.
O impacto do estresse tem inicio no cérebro, mais precisamente nos circuitos do medo. A amígdala (estrutura cerebral responsável pelas emoções) libera então alguns hormônios que, com o tempo, podem aumentar a pressão arterial, a resistência à insulina e os níveis de gordura. As reações do corpo ao estresse ainda podem causar inflamação nas artérias, coagulação do sangue e prejuízo na função dos vasos sanguíneos.
Com todo o estresse que enfrentamos nos dias de hoje é fundamental lembrar que não há saúde sem saúde mental. É possível modificarmos o mecanismo comportamental, mudando nossos hábitos de vida. Incluir uma atividade física regular além de reduzir o estresse, traz diversos benefícios para a saúde do coração. Associado ao exercício, a alimentação balanceada e o sono de qualidade são ótimos aliados no combate. Além do controle do estresse, sabemos que há inúmeras formas de manter a saúde do coração:
• Mantenha níveis de colesterol e glicemia estáveis
• Evite ingerir bebidas alcoólicas
• Deixe o cigarro para lá
• Faça seus exames regularmente
Não deixe de procurar ajuda psicológica se precisar!
Um ótimo domingo e até o próximo!

 

a

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

Compartilhe: