Ir para o conteúdo

quinta-feira, 02 de novembro de 2017

Artigos

Vaticano emite selo comemorativo pelos 500 anos da Reforma Protestante

O Departamento Filatélico do Vaticano emitiu um selo comemorativo que 

recorda os 500 anos da Reforma Protestante, comemorada na terça-feira, dia 31 de outubro. O selo, que tem o valor de 1,00 euro, terá a tiragem de 120 mil séries completas e trará a figura de importantes nomes do protestantismo luterano.

A imagem que compõe o selo comemorativo tem em primeiro plano Jesus crucificado, ao fundo um céu dourado sobre a cidade de Wittenberg – onde em 31 de outubro de 1717 foram fixadas pelo frei agostiniano as 95 teses -, um homem de joelhos à esquerda – que seria Martinho Lutero com uma Bíblia – e à direita seu amigo Filippo Melantone – um dos maiores divulgadores da Reforma – tendo em mãos a Confissão de Augsburgo, o primeiro documento oficial dos princípios do protestantismo.

A terça-feira foi marcada pelo ecumenismo entre a Igreja Católica e a Igreja Luterana, que juntas emitiram uma declaração pelo encerramento da comemoração comum, iniciada em 31 de outubro de 2016 na Suécia, pelos 500 anos da reforma protestante. Os líderes elogiaram o clima de diálogo entre católicos e luteranos.

 

Fonte: Canção Nova

 

Compartilhe: