quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Artigos

Um novo ciclo se inicia

O início de um novo ano traz sempre novas expectativas, objetivos, planos e assim iniciamos um novo ciclo. Na virada do ano fazemos bons propósitos e desejamos as pessoas que seja um ano feliz, mas jamais podemos imaginar tudo o que pode ocorrer ao longo de 12 meses. Basta olharmos para o ano que se encerrou, quantas coisas aconteceram sem previsão? Alguns partiram e outros chegaram, conquistamos e perdemos, concluímos e iniciamos, pioramos e melhoramos, sorrimos e choramos, afinal vivemos.
Além de todas as festas que se realizam nesse primeiro dia do ano é interessante lembrarmos que nessa data também é celebrado o Dia Mundial da Paz, instituído por São Paulo VI em 1967. Esse fato se faz pertinente, uma vez que ouvimos muitas pessoas dizerem nesse dia “que seja um ano repleto de paz”, “que possamos ter paz em nossas famílias”, “que a paz reine em nossa sociedade”, entre outras falas. E realmente a paz deve nos orientar logo no início deste novo ano, pois devemos buscar não só a paz no sentido que diz respeito ao cessar de conflitos e violência, mas uma paz interior, de encontro com Deus, que é capaz de gerar atitudes mais fraternas, justas e solidárias em um mundo onde falam muitas vozes e desejos.
Para isso, neste dia, podemos invocar a intercessão e proteção amorosa de nossa Mãe Maria, celebrada sob o título de Mãe de Deus. A Igreja Católica se reúne para celebrar essa solenidade que é uma verdade da fé católica que, como nos lembra o Papa Francisco, “dizer ‘Mãe de Deus’ lembra-nos isto: Deus está perto da humanidade como uma criança da mãe que a traz no ventre”. Apresentemos àquela que deu à luz ao Príncipe da Paz, Jesus, na gruta de Belém, os nossos pedidos para um próspero ano novo cheio de paz, fé, amor, oração e proximidade com Deus acima de tudo. Aproveitemos esse novo ciclo que se inicia para darmos mais espaço a Deus também em nossas vidas.
Passando as alegrias das festividades de final de ano, a realidade baterá a nossa porta com as correspondências dos impostos e contas a pagar, boletos e mais boletos, os problemas do dia-a-dia, mas o que com toda certeza permanece sempre em nossos corações é a fé no Salvador e a esperança de que podemos continuar a caminhar rumo à alegria eterna.
Que 2020 seja para você e sua família um ano de prosperidade, paz, fé e que a Mãe de Deus e nossa guarde este ano e leve a paz de seu Filho aos nossos corações e ao do mundo inteiro. Um feliz e abençoado ano novo a todos!

Matheus Flavio da Silva
Seminarista

Compartilhe: