Ir para o conteúdo

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Artigos

Triglicérides: quais os riscos e como abaixar seus níveis?

Olá!
Triglicerides são as principais moléculas de gordura que circulam pelo corpo e são responsáveis pela nossa reserva de energia. A maior parte dos triglicerides é produzida pelo fígado e o restante vem através de alimentos ricos em carboidratos, gordura e ingestão de bebida alcoólica. Alguns medicamentos como corticoides, anticoncepcionais e antirretrovirais também podem aumentar os triglicérides. Obesidade, hipotireoidismo e doenças renais também estão relacionados ao seu excesso.
E quais as complicações das altas taxas de triglicérides? O excesso contribui para o entupimento dos vasos sanguíneos o que pode levar ao infarto e ao derrame cerebral (Acidente vascular cerebral – AVC). Há também uma relação entre os altos níveis e a gordura no fígado (chamada esteatose hepática). Outro problema relacionado é a pancreatite. Por ser um problema silencioso, muitas vezes o primeiro sintoma é algum desses desfechos.
E como abaixar os níveis? Mudança de estilo de vida são especialmente importantes e envolvem:
– restrição de bebidas alcoólicas
– aumento do consumo de fibras
– Reduzir consumo de açúcar
– Diminuir ingestão de carboidratos e gorduras
– praticar exercícios físicos
Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos. Suplementos como ômega-3 podem ser prescritos.
A prevenção continua sendo o melhor remédio. Boas escolhas na alimentação a e prática regular de exercícios trabalham juntos para produzir saúde.
Um ótimo domingo e até o próximo!

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887 | RQE 64.850

Compartilhe: