Ir para o conteúdo

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Artigos

Termina em BH fase diocesana da beatificação de Domingos Evangelista

A arquidiocese de Belo Horizonte (MG) celebrou no dia 05 de março, o encerramento da fase diocesana do processo de beatificação de monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, fundador da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.
O servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro, nasceu em 21 de julho de 1843, em Caeté e foi ordenado sacerdote em 17 de janeiro de 1869.
Fundou uma Irmandade para cuidar do santuário de Nossa Senhora da Piedade e também o Asilo São Luiz, para cuidar de órfãs e filhas de escravos. Anos depois, 12 jovens que cresceram no asilo escreveram uma carta a monsenhor Domingos expressando o desejo de ajudar em sua obra. Então, pediram que ele fundasse uma congregação religiosa onde elas pudessem auxiliar as crianças, os jovens, os enfermos e os idosos em suas necessidades físicas e espirituais, seguindo o exemplo de ternura da Mãe da Piedade. Assim, em 28 de agosto de 1892, monsenhor Domingos fundou a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (CIANSP).
Segundo a CIANSP, monsenhor Domingos “cultivou inúmeras virtudes, dentre elas: a alegria refletida pelo seu constante sorriso, a solicitude aos mais pobres, a compreensão aos mais necessitados, a promoção e valorização da pessoa negra, em especial as mulheres, educação das crianças, a compaixão com os que sofrem e a generosa acolhida a todas as pessoas”.
O sacerdote morreu aos 81 anos, em 06 de março de 1924. “Passados 98 anos de seu falecimento, a vida e as obras do servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro são testemunho de fé e de esperança que apresentam respostas concretas para os desafios dos nossos dias”, afirma a congregação fundada por ele.
O processo de beatificação de monsenhor Domingos foi aberto na arquidiocese de Belo Horizonte em 15 de setembro de 2018. Na celebração de encerramento da fase diocesana, todo o processo foi entregue solenemente à Santa Sé. Estiveram presentes na celebração a superiora geral da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, madre Teresa Cristina Leite, e o postulador da Causa dos Santos, enviado pela Santa Sé, Paolo Vilotta, além de autoridades civis e eclesiásticas.
Fonte: ACI Digital

Compartilhe: