Ir para o conteúdo

domingo, 02 de junho de 2013

Artigos

Tendências…

Olá! Muito bom dia!
 
            Uma palavra importante no dicionário do empreendedor é ‘tendência’. O candidato a empreendedor deve estar atento às novidades e ao que acontece na sua cidade, no seu país e no seu mundo, ou seja, à tendência. Foi pensando em tendência que o empreendedor Márcio Kumruian decidiu, a partir de 2002, mudar o rumo do seu negócio. E, por consequência dessa atitude, nasceu uma das marcas mais valiosas no e-Commerce brasileiro: a NetShoes.
            A NetShoes nasceu no ano de 2000. Márcio Kumruian, então gerente de uma loja de calçados em São Paulo, decidiu se arriscar em um negócio próprio. Juntou todas suas economias (também contou com a ajuda financeira de um primo) e sua experiência no mercado para abrir a sua primeira loja no centro da cidade de São Paulo. O nome da loja: NetShoes (sugestão dada, em um tradicional almoço de família, por uma tia “antenada com as coisas da internet”).
            O negócio começou a dar os primeiros sinais positivos. E assim Marcio expandiu. Abriu novas lojas. Além disso, no ano de 2002, decidiu entrar para o mundo da web e comercializar seus produtos também pela internet. E, com uma boa gestão, principalmente na área de marketing, a NetShoes se estabelecia cada vez mais no mercado por oferecer uma forma prática e segura com um serviço de qualidade na entrega dos produtos.
            E é aqui que entra a palavra ‘tendência’. A internet é tendência desde os anos 90. E principalmente a partir de 2000, quando o acesso foi se tornando cada vez mais fácil a toda população mundial. Mais recentemente, com a entrada no mercado de novos notebooks e novas tecnologias de conexão, a internet vem aumentando seu “poder mercadológico” de maneira exponencial. É, hoje, o principal portal para muitos empreendedores. E foi isso que Marcio observou. Viu que, em 2007, a web dava resultados muito mais expressivos que suas lojas físicas (na ocasião, 70% das vendas) e com custos bem menores. Vender pela internet era a tendência.
            Logo as operações da NetShoes já estavam totalmente concentradas apenas na web. Daí começou o exemplo de como administrar e fazer crescer um negócio: parcerias, ampliação da linha de produtos (vestuário, acessórios, equipamentos, suplementos, jogos, etc.), divulgação em canais apropriados, marketing bem feito, gestão de estoque, entrega rápida e com garantias, etc.
            Hoje a NetShoes é referência em e-Commerce e Marcio um exemplo de empreendedor de sucesso. Muita gente pensou assim, e as empresas ‘pontocom’ pipocam por aí. Você quer comprar fraldas sem sair de casa? Vá para a baby.com.br. Quer comprar móveis? Então acesse a Mobly ou Oppa. Roupas femininas? OQVestir ou GlossyBox. Moda unissex? Divamos ou TheLuxnet. Todos os negócios citados são exemplos de empresas que apostam na internet para crescerem e ganharem, cada vez mais, espaço no mercado.
            E para você, qual a próxima tendência?
           
Grande abraço! Fiquem com Deus!
 

Compartilhe: