Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Artigos

Temporada do frio

Bom dia, Barretos!
Enfim a temporada do frio chegou, trazendo uma boa nova, que é a diminuição do Aedes aegypti e consequentemente um alivio da dengue, chikungunya e zika. Mas, em contrapartida chega também a gripe e com ela, uma complicação grave as pneumonias. As rinites e as alergias respiratórias reaparecem ou se agravam nessa época do ano. É, portanto ora de se precaver, e a primeira medida a tomar é se vacinar da gripe, vacina aplicada graciosamente nas nossas unidades de saúde e que proporciona uma imunidade razoável. Os mais idosos devem também tomar a vacina contra pneumonia.
Está prevista a entrada de várias ondas polares que trará frio e um pouco de chuva ou garoa, o que nos obriga a recorrer a agasalhos e proteger os pés. A prevenção é fundamental e o cuidado com as crianças e idosos deve ser redobrada. Diante dos primeiros sintomas, devemos buscar logo orientação médica para evitar as complicações e as sinusites que frequentemente as acompanham, e principalmente evitar as complicações pneumônicas. Os pacientes que tem asma ou enfisema pulmonar devem ter um cuidado especial nesta temporada de temperaturas oscilantes para não agravar o quadro inicial. Nas crianças frequentemente temos a bronquiolite que deve ser combatida na fase inicial por trazer muito desconforto respiratório. As inalações fazem parte do arsenal necessário à recuperação da saúde.
Agasalhe-se adequadamente evite correntes de ar e se possível tome uma xicara de chá quente á noite. Àqueles de mais posse não deixem de colaborar nas campanhas de agasalhos para os mais necessitados, pois estaremos contribuindo para a maior obra do Senhor “O Homem” além de dormirmos em paz com a nossa consciência.
O agasalho que está no fundo da gaveta também poderá aquecer um irmão necessitado, e o sapato que não se usa mais aquecer os pés descalços. Doe. Enfim fizemos uma leve lembrança de medidas importantes para mantermos nossa sanidade física e mental nessa época do ano. Bom inverno a todos, e um bom chocolate quente.
Bom dia, Barretos.

Compartilhe: