Ir para o conteúdo

terça-feira, 13 de abril de 2021

Artigos

Sou cardiopata: posso tomar a vacina contra o coronavírus?

Olá!
As doenças cardiovasculares tem sido apontadas como fatores de risco para as complicações da COVID-19. Em meio a dúvidas, uma das perguntas mais frequentes é se pessoas com doenças do coração devem se vacinar. A resposta é com certeza devem se vacinar. Isso deve acontecer no momento que for estipulado pelas autoridades governamentais, dentro da sequencia estabelecida. Entre as dúvidas mais frequentes que tenho recebido, quero destacar algumas:
– Tenho arritmia cardíaca e faço uso de anticoagulante, quais os cuidados que devo ter para tomar a vacina? Sendo a vacina uma injeção intramuscular, poderia estar associada a risco de hematomas. Porém, vários estudos com as vacinas para Influenza, demonstraram que a vacinação é segura, especialmente pelo baixo volume infundido. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados antes da aplicação:
• Em uso de varfarina, com INR estável, não necessitam intensificar o controle antes da vacinação, porém aqueles que tenham o INR lábil, recomenda-se a checagem alguns dias antes.
• Em uso dos novos anticoagulantes (Xarelto, Pradaxa, Eliqius), a vacinação deve ser realizada preferencialmente o mais distante possível da última dose da medicação (próxima a 24 horas da administração do Xarelto e Lixiana e 12h do Pradaxa e Eliquis), podendo tomar a medicação caso não apresente hematomas.
• Sempre preferir a injeção no músculo do braço, pois neste local fica mais fácil de observar se existe algum sangramento ou hematoma.
– Tenho marca-passo, posso tomar a vacina? Pessoas com dispositivos cardíacos implantáveis como marca-passo e desfibriladores podem receber a vacina, sem restrição em relação ao braço que a vacina é realizada.
Enquanto a vacina não chega para as pessoas com doenças do coração e outras comorbidades, não existe outra alternativa a não ser seguir as recomendações de prevenção do Covid. (distanciamento, uso de máscara e limpeza frequente das mãos).
Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: