Ir para o conteúdo

quarta-feira, 19 de março de 2014

Artigos

SOB A SOMBRA DA VIDA

Depois da luta onde desfilamos nossas virtudes vem o recolhimento. A distancia dos sonhos com a realidade na conjuntura atual é de proximidade intima. Trazendo a maturidade e a serenidade de um período fértil de sabedoria  vivencial.
Hoje observo uma medica quarentona, porém amadurecida de camisola a noite lendo um romance, fazendo contabilidade existencial com naturalidade de quem encontrou o caminho dentro de seu ciclo existencial.
Eu dentro do ciclo existencial tive duas fases. A primeira meu intimo era da inquietação de uma turma de adolescentes bêbados, vindo de carro depois do baile, pela madrugada pelas estradas perigosas da vida.
A segunda é que mim e situo agora é de um caminhoneiro  encontrando uma arvore frondosa  pelas estradas, parando o caminhão, esporadicamente desfrutando de momentos de deleite animador da realidade vivida.
Essa calmaria existencial é fruto dos choques violentos que tive com a vida. No confronto existencial aprendi a substituir  a valentia rústica das atitudes primitivas pela serenidade da sabedoria. Não é com força que soluciona as agruras da existência e sim com determinação  e sutileza mental. Se instrumentalizarmos para a realidade diurna é compactuar os sonhos com a lógica dos racionais.
Hoje sob a sombra da vida entendi que depois da travessia do deserto existirá sempre uma arvore capaz de nos proporcionar conforto com sua sombra milagrosa.
Saindo do labirinto do meu intimo decretei a libertação dos ruídos psicológicos, entrando em estradas seguras, enfrentando  as aberturas do dia com a serenidade e a sabedoria de quem foi machucada pela vida, porém soube curar suas consequências com dinamismo rotineiro.
 
JUAREZ  ALVARENGA
ADVOGADO E ESCRITOR

Compartilhe: