Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Artigos

Simpósio de Direito Canônico

O padre Carlos Fischer, Lucila Castro e o padre Flávio Pereira participaram, de 11 a 15 de julho, do 35º Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas e 38º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil representando o Tribunal Eclesiástico de nossa diocese. O evento foi realizado em Londrina/PR e tratou sobre “Sinodalidade na Igreja, Cúria Diocesana, processos especiais e atualizações especiais do Corpus Iuris Canonici”.
Dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina/MG, ministrou formação abordando o tema de seu mais recente livro “Cúria diocesana – gestão organizacional”, fornecendo pistas para dinamizar os diversos setores da cúria diocesana no aspecto pastoral, no cuidado com a administração e no exercício do poder judicial.
Também foram debatidas diversas temáticas como “Os desafios da Igreja no Brasil diante da sinodalidade”, assunto abordado pelo presidente da CNBB, por videoconferência, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte/MG, entre outras matérias propostas por vários especialistas.
Na Diocese de Barretos, Lucila atua no Tribunal Eclesiástico como Defensora do Vínculo e Promotora de Justiça. O padre Carlos é juiz auditor e juiz colegial, e o padre Flávio é juiz auditor.

Compartilhe: