Ir para o conteúdo

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Artigos

Significado da palavra “Aleluia”

O que quer dizer “Aleluia”? É uma palavra composta de outras duas. “Hallelû” é um imperativo que significa “louvai”; “Jah” (pronuncia-se; iá) é uma forma abreviada de Jahweh, o nome sagrado do Deus bíblico. “Aleluia”, portanto, significa “Louvai a Deus”!

Os salmos 113-118 eram chamados de “Hallel” pascal, porque usado pelos hebreus na celebração da Páscoa, concluído pelo canto do salmo 136, o “grande Hallel”, uma solene profissão de fé. Jesus deve ter cantado um destes salmos durante a última ceia: “Depois de ter cantado o hino, saíram para o monte das Oliveiras” (Mt 26,30).

No livro dos Salmos, encontramos várias outras menções ao Hallel (Sl 56,8; 113,1; 117,1; 119, 164). Muito indicado para a leitura pessoal orante é o Salmo 150, no qual se fala do “santuário” em que reside o Senhor (Sl 150,1). Ao longo deste salmo, iniciado e concluído com a expressão “hallelû-jah” (“louvai o Senhor”), aparece 10 (dez) vezes a palavra “hallelûhû”.

No livro do Apocalipse, último livro da Bíblia cristã, se diz que “uma voz poderosa de uma multidão imensa no céu cantava: Hallelujah!” (Ap 19,1).

Oitava da Páscoa – Tempo Pascal

Os 50 dias entre o Domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes é o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa, “um grande domingo” (cf. NALC – Normas sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, n. 22). São dias de Páscoa, e não “após a Páscoa”.

“Os oito primeiros dias do tempo pascal formam a “Oitava da Páscoa” e são celebrados como solenidades do Senhor” (NALC, n. 24).

A festa da Ascensão é celebrada no Brasil no 7º domingo da Páscoa. A semana seguinte, até Pentecostes, caracteriza-se pela preparação à celebração da vinda do Espírito Santo. Em sintonia com as outras Igrejas cristãs, no Brasil, realizamos nesta semana a “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”. Recomendam-se para esta ocasião orações durante a missa, sobretudo na oração dos fiéis, e oportunamente a celebração da missa votiva pela unidade da Igreja (cf. Diretório Ecumênico, n. 22 e 24).

O domingo de Pentecostes encerra este tempo sagrado de cinquenta dias (NALC, n. 23). E, neste ano de 2024, a solenidade da Anunciação do Senhor, anualmente nos dias 25 de março, foi transferida para o dia 8 de abril, devido 25 de março ter sido segunda-feira da Semana Santa.

Compartilhe: