Ir para o conteúdo

terça-feira, 09 de março de 2021

Artigos

Santuário de Aparecida divulga tema da Novena e Festa da Padroeira de 2021

O Santuário Nacional de Aparecida divulgou o tema da Novena e Festa da Padroeira do Brasil deste ano de 2021: ‘Com Maria, somos povo de Deus unido pela aliança!’.
O reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, explica os dois termos fundamentais contidos no tema deste ano: “somos povo de Deus” e “unido pela aliança”.
Povo de Deus unido pela aliança
“Nós que somos Igreja, que fazemos parte da Igreja, nos entendemos como povo, como família de Deus”, diz o sacerdote, que explica ainda que, a ideia de povo de Deus é uma categoria eclesiológica construída a partir do Concílio Vaticano II.
Ao tratar sobre a Aliança, o sacerdote ressalta que ela está associada ao Êxodo, quando o povo sai do Egito, pela força de Deus e pela liderança de Moisés. “O objetivo do povo não era o êxodo propriamente. O objetivo do povo e o objetivo de Deus era a aliança, o encontro de amor”.
De acordo com o reitor do Santuário, este ano os temas de cada dia de preparação para a Festa tratarão de assuntos como a defesa da vida, a figura de São José (em referência ao ano que o papa Francisco convocou), a ecologia, a eucaristia, a ideia de ser povo de Deus e ser Igreja doméstica.
O tema deste ano tem o propósito de focar de forma especial na família. Isso ocorre pois os organizadores acreditam que até a festa da padroeira ainda estaremos vivendo os limites impostos pela pandemia de Covid-19. “Maria presente na nossa família, quer ser sempre a certeza de que, com esperança e confiança, a gente vai superando as dificuldades”, destacou o Padre Eduardo.
Entre os dias 3 a 12 de outubro será celebrada a Novena e Festa da Padroeira de 2021. Como preparação para este momento, os devotos são convidados a, no dia 12 de cada mês, rezar pedindo a intercessão da Mãe de Deus.
“A Festa de Nossa Senhora é em outubro, mas a Festa a Nossa Senhora deve ser sempre todos os dias e o dia 12 representa isso, a presença de Deus no cotidiano, no dia a dia da nossa vida”, concluiu o reitor de Aparecida.
Fonte: Gaudium Press

Compartilhe: