Ir para o conteúdo

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Artigos

Santo Antônio: modelo de inspiração, fé e esperança

Ao vivenciarmos e contemplarmos a comemoração do dia de Santo Antônio, estaremos diante de um grande homem que, em sua figura biográfica, nos deixou e ensinou diversas virtudes a serem seguidas. Por isso, ele tornou-se, além de santo, doutor da Igreja.
Olhando para a vida de Santo Antônio será possível perceber que, para além da fama de ser chamado como o santo casamenteiro, deve ser chamado na verdade de doutor do evangelho pela grandeza com que ele soube pregá-lo, não apenas por palavras, mas com sua própria vida de testemunho fiel e amor às coisas de Deus, da Igreja e de todos os seus irmãos presentes na humanidade.
Como afirmado, a vida de Santo Antônio possui uma vasta referência evangélica que não seria possível apresentar neste espaço. Para o dia de hoje, sugiro esta significante afirmação: “A fé se compara ao peixe. Assim como o peixe é batido pelas frequentes ondas do mar, sem que morra com isso, também a fé não se quebra com as adversidades” (Santo Antônio).
Aprendamos com a vida de Santo Antônio a prática das virtudes da fé, e agradeçamos a Deus pela inspiração que este grande homem de fé nos ensinou. Peçamos a sua intercessão nos momentos de dificuldades em que nos encontramos e sejamos sempre fiéis a vontade de Deus mesmo em meio aos desafios presentes na humanidade.
Olhemos para além de nossas forças. Santo Antônio de Pádua, rogai por nós!

Daniel Canevarollo
Seminarista

Compartilhe: