Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Artigos

Santa Sé divulga o logo do Jubileu de 2025

A Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou, no último dia 28 de junho, o logotipo oficial do próximo Jubileu, que ocorrerá no ano de 2025. A arte foi escolhida através de um concurso no qual foram inscritos 294 trabalhos provenientes de 213 cidades e 48 países diferentes.
Os três projetos finalistas foram apresentados pelo presidente do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, ao Papa Francisco, que por sua vez selecionou a arte vencedora. O desenho escolhido é de autoria de Giacomo Travisani.
No logo é possível identificar quatro figuras estilizadas que indicam a humanidade presente nos quatro cantos da terra. Elas se abraçam mutuamente, indicando a solidariedade e a fraternidade que deve unir os povos.
A primeira figura está agarrada à Cruz. As ondas subjacentes são agitadas para indicar que a peregrinação da vida nem sempre se faz em águas calmas. A parte inferior da Cruz é alongada, transformando-se numa âncora, que domina o movimento das ondas.
A imagem mostra como a viagem do peregrino não é individual, mas sim comunitária, com os sinais de um dinamismo crescente que se move cada vez mais em direção à Cruz. Giacomo Travisani explicou que sua ideia foi imaginar todas as pessoas avançando juntas, “graças ao vento da Esperança que é a Cruz de Cristo e o próprio Cristo”.
A cada 25 anos a Igreja Católica celebra um Jubileu “ordinário”. No ano 2000, durante o pontificado do Papa São João Paulo II, foi realizado o último Jubileu ordinário. Já quando ocorre algum evento notável é proclamado um Jubileu “extraordinário”. Em 2015, o Papa Francisco proclamou um Ano Santo Extraordinário de Misericórdia.
Fonte: Gaudium Press

 

www.diocesedebarretos.com.br / comunicacao@diocesedebarretos.com.br

Compartilhe: