Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Saiba como resgatar uma alma do purgatório por dia durante a Quaresma

Desde os primeiros tempos da era cristã, a Igreja ensina que todos os católicos podem tirar uma alma do purgatório aplicando indulgências ao falecido.
O Papa São Paulo VI expressou em sua Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, que “as indulgências, ou parciais ou plenárias, podem sempre aplicar-se aos defuntos por modo de sufrágio”. Isso significa que com as indulgências que a Igreja nos oferece, podemos aplicar a um falecido e tirar uma alma do purgatório.
Além disso, São Paulo VI também destacou que “quando os fiéis ganham indulgências no sufrágio pelos mortos, realizam a caridade da maneira mais primorosa e, ao pensar nas coisas sobrenaturais, trabalham com mais retidão nas coisas da terra”.
E como podemos tirar uma alma do purgatório na Quaresma? O procedimento é o mesmo que faríamos para nós mesmos, mas o aplicamos ao falecido que desejamos. Pode ser alguém em particular ou podemos colocar a indulgência nas mãos da Virgem para que ela a aplique à alma que mais precisa.
Durante a Quaresma, existem quatro maneiras de obter indulgência plenária:
1. Rezar a Via Sacra: Você pode rezar as 14 estações numa igreja ou, se por uma razão extrema a pessoa não puder se deslocar, você pode rezar no lugar onde estiver.
2. Rezar o Rosário: Para obter a indulgência plenária, o Rosário deverá ser rezado na igreja, no oratório, na família, na comunidade religiosa ou numa associação de fiéis.
3. Adoração Eucarística: Esta adoração deve ser realizada por pelo menos meia hora.
4. Ler ou escutar as Sagradas Escrituras por pelo menos meia hora.
Para obter a indulgência plenária, os fiéis também devem cumprir estas três condições fundamentais: A confissão dos pecados; Comunhão; Oração pelas intenções do Papa: a Igreja sugere um Pai Nosso, uma Ave-Maria e Glória.
Seguindo esses passos e aplicando indulgência quaresmal a um falecido, você pode tirar uma alma do purgatório por dia. Por que apenas um? Porque você só pode obter uma indulgência por dia.
Fonte: ChurchPOP

Compartilhe: