Ir para o conteúdo

quinta-feira, 05 de agosto de 2021

Artigos

Sacerdote celebra missa do telhado de igreja em construção

Devido ao aumento de casos de coronavírus no Peru, o governo decretou, há algumas semanas, um novo confinamento que obrigou a fechar os templos em algumas regiões, no entanto, isso não impediu um sacerdote de celebrar a missa do telhado de uma igreja em construção.
O governo peruano dividiu o país em três níveis de contágio: alto, muito alto e extremo, de acordo com a gravidade da pandemia.
Na província de Ambo (Huánuco), uma das zonas de nível extremo de contágio, está a paróquia Santa Rosa dirigida pelo padre Juan López Díaz, para quem o confinamento não tem impedido a celebração da Eucaristia dominical desde o telhado da igreja, onde prepara um altar e coloca alto-falantes.
O sacerdote começou com esta iniciativa no início de 2020, quando a pandemia atingiu o país; e agora, com a segunda onda e o confinamento, retomou esta forma criativa de levar a Palavra de Deus aos fiéis do povoado.
“Se agora as missas e reuniões estão proibidas, sempre tem que haver formas e maneiras de chegar ao povo. É preciso encontrá-los”, indicou.
O presbítero assinalou que a vida tem muitos obstáculos, “mas sempre há saídas. Nesse sentido, eu disse que o telhado não pode de forma alguma ser uma razão para eu deixar de pregar”.
Todos os domingos, mais de três mil pessoas se conectam à transmissão ao vivo da missa celebrada pelo padre López, e na mesma cidade cerca de 100 pessoas acompanham a Eucaristia de “telhados, varandas, portas e janelas”.
A igreja de Santa Rosa fica na cidade de Tomayquichua, nos Andes peruanos. Um terremoto obrigou a derrubar o antigo templo e a nova igreja começou a ser construída em 2011. O padre indicou que esperava terminar a construção da igreja no próximo ano, porém, a pandemia estendeu esse prazo.
Fonte: ACI Digital

Compartilhe: