Ir para o conteúdo

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Artigos

Rosa de Saron incentiva bandas católicas independentes

Com início independente, a Banda Rosa de Saron completou 25 anos de carreira em 2013. Durante essa trajetória foram 13 prêmios conquistados no Troféu Louvemos o Senhor e duas indicações ao Latin Grammy Awards. A 6ª edição do evento que premia os cantores católicos será no dia 28 de maio, em Valinhos (SP).
O baixista e compositor da banda, Rogério Feltrin explicou que em 1988, quando a Rosa de Saron surgiu em Campinas (SP) dentro do movimento da Renovação Carismática Católica (RCC), não havia tantos recursos e tecnologias disponíveis para aqueles que trilhavam no caminho independente. Foi a partir de um consórcio realizado nos estúdios da atual gravadora Codimuc que o primeiro álbum “Diante da Cruz”, um disco de vinil, foi lançado. “Na época não existia ainda a gravadora Codimuc, mas já existia o estúdio. Lançamos em vinil de forma independente e quando a Codimuc foi criada, o relançamos”, relata Rogério.
O álbum foi uma revolução no universo da música católica. Mesmo de forma independente, a Rosa de Saron atraiu grandes públicos em festivais e shows pelo Brasil. O baixista revela que o ideal de fazer algo por amor deve ser a maior motivação para aqueles que estão começando agora. “Se você faz o que gosta, é mais fácil. É preciso pensar na satisfação de fazer aquilo, na sua motivação e pelo ideal da evangelização. Isso torna o projeto possível, independente do resultado. É complicado, precisa de insistência”, ressalta ele.
Rogério ainda afirma que atualmente as bandas que não possuem um contrato têm a vantagem do avanço das tecnologias. Porém, é necessário saber utilizar as redes sociais e a internet como meio de divulgação e produção do material. “As bandas não devem se preocupar só com a gravação, composição. Isso tudo precisa estar aliado à internet, com a divulgação das músicas nas redes sociais, por exemplo”, observa o baixista.
Duas décadas depois do lançamento do primeiro CD, a banda Rosa de Saron está em seu 12º álbum e já realizaram parcerias com gravadoras tais como Codimuc e Som Livre. 
O Troféu Louvemos o Senhor faz parte da história da banda, que é a mais premiada ao longo de todas as edições com 13 estatuetas. Durante a 5ª edição receberam os prêmios de Melhor Banda do Ano e Melhor Álbum Rock, com o CD “O agora e o eterno”. Fonte: Rede Século 21
 
www.diocesedebarretos.com.br / [email protected]

Compartilhe: