Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

“Rezem o terço todos os dias”

A Mãe de Deus apareceu por seis vezes a três crianças pastores, com idade entre 7 a 10 anos, hoje já canonizados: Lúcia dos Santos e a seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto. As seis aparições de Nossa Senhora em Fátima, no ano de 1917, se deram nos dias 13 de Maio, 13 de Junho, 13 de Julho, 19 de Agosto, 13 de Setembro e 13 de Outubro. Só em agosto é que aconteceu seis dias depois de um dia 13, não na Cova da Iria, mas ali próximo, porque as autoridades no dia 13 tinham detido as três crianças.
Em todas as vezes Maria pedia que se rezasse o terço todos os dias. Na terceira aparição Nossa Senhora lhes disse: “Quando rezarem o Rosário, digam depois de cada mistério: ‘Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, especialmente as mais necessitadas’”.
A devoção ao santo Rosário é muito antiga, e cresceu muito mais notadamente depois do século 13. Era constituído por 5 orações do Pai Nosso e 150 Ave Marias, contemplando a História da Salvação. Mas foi o papa São João Paulo II quem inovou, ao incluir os Mistérios Luminosos entre os Dolorosos e os Gloriosos.
Em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, ele diz: § 1. “O Rosário, com efeito, apesar de que se distingue pelo seu caráter mariano, é uma oração centrada na Cristologia. No conjunto sóbrio dos seus elementos, em si concentra a profundidade da mensagem evangélica integral, da qual constitui quase um compêndio. Com ele, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade do seu amor”.
São Domingos de Gusmão (1170-1221), fundador da congregação dos Dominicanos, foi um grande místico agraciado com importantes visões, inclusive de Maria, sendo um dos grandes divulgadores da devoção à oração do terço diariamente. Essa devoção, no entanto, já existia antes dele.
Hoje temos também frutuosas ações de propagação da reza do terço, seja os movimentos denominados Terço dos Homens e o Terço das Mulheres, que sempre precisam de apoio e engajamento. A oração do terço é uma das que mais Nossa Senhora aprecia e recomenda.

 

 

(Por: Diácono Lombardi)

Compartilhe: