sábado, 28 de novembro de 2020

Artigos

Religiosa cega que promoveu pastoral com pessoas cegas será beata

A Igreja Católica beatificará a religiosa cega Elisabetta Czacka, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Servas da Cruz, com a qual promoveu a pastoral com as pessoas cegas.
A futura beata nasceu em 22 de outubro de 1876, em Bila Tserkva (Ucrânia), e faleceu em Laski (Polônia), em 15 de maio de 1961.
Desde a infância teve problemas de visão até ficar completamente cega aos 22 anos. Desde então, decidiu se dedicar à causa dos cegos.
Em 1909, abriu oficinas de artesanato e um instituto educacional para cegos em Varsóvia. Em 1918, também na capital polonesa, fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas Servas da Cruz, para o apostolado dos cegos.
Como parte de seu apostolado, fundou escolas e oficinas especializadas, adaptou o alfabeto “braile” para a língua polonesa, aperfeiçoou o método de abreviaturas para a escritura para cegos, reorganizou as casas religiosas da congregação e redigiu suas primeiras constituições.
Devido ao avanço de sua doença, ela renunciou em 1950 ao cargo de Superiora Geral da Congregação e faleceu em 15 de maio de 1961 em Laski, Polônia.
O postulador de sua causa apresentou à Congregação para as Causas dos Santos, para sua beatificação, a cura milagrosa de uma menina de 07 anos com grave traumatismo craniano e facial em coma profundo.
O evento ocorreu em 2010 em Varsóvia. Em 29 de agosto daquele ano, a menina sofreu uma queda grave de um balanço de madeira. Foi transferida para o hospital com um quadro clínico grave e foi submetida a duas complicadas operações de neurocirurgia.
Desde o início, a tia da menina, religiosa da Congregação fundada por Elisabetta Czacka, pediu a intercessão da venerável pela cura de sua sobrinha. Inclusive, envolveu a sua comunidade para que rezassem pela cura da pequena.
Em 13 de setembro de 2010, a menina experimentou uma melhora inesperada que se manteve nos dias seguintes. Em 05 de novembro, ela recebeu alta do hospital com boa saúde.
Fonte: ACI Digital

Compartilhe: