Ir para o conteúdo

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Artigos

Regional Sul 1 faz seminário online da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021

Nas noites entre 19 a 21 de novembro, ocorreu o Seminário Estadual da 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE-21): “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor.” Por causa da pandemia da COVID-19, pela primeira vez o evento ocorreu de forma online, com transmissão pelas redes sociais do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Tendo ao centro o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14a), não faltaram pistas de ação e o exemplo de boas práticas a serem adotadas para a realização da CFE no próximo ano.
Tendo como eixo dessa ciranda o trabalho social, literalmente presente no cartaz da CF, os conferencistas destacaram sobretudo a construção de uma caminhada, inspirada no Evangelho da Ressurreição, a partir da narrativa de Emaús.
Retomando a dinâmica ver-julgar-agir-celebrar, o texto-base propõe paradas para reflexão, inspiração e reação.
A CFE-21 terá início na Quarta-feira de Cinzas, celebrado no dia 17 de fevereiro, com o objetivo geral de “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.
A última Campanha da Fraternidade Ecumênica realizada pela CNBB e pelo Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) foi em 2016.São membros do CONIC as seguintes Igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Aliança de Batistas do Brasil. Ainda participam da comissão representantes do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização (CESEEP) e a Igreja Betesda como Igreja convidada.

Compartilhe: