Ir para o conteúdo

terça-feira, 21 de maio de 2024

Artigos

Rede Mundial de Oração com o Papa – MAIO – Intenção do Mês

PELA FORMAÇÃO DE RELIGIOSAS, RELIGIOSOS E SEMINARISTAS

 “Rezemos para que as religiosas, os religiosos e seminaristas cresçam em seu caminho vocacional por meio de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária que os leve a ser testemunhas credíveis do Evangelho”.

Esta é uma realidade que também faz parte das preocupações da Rede Mundial de Oração: rezar pela formação dos novos padres e das novas religiosas e religiosos. Antes, precisamos nos preocupar com o número das vocações. Pedir ao Senhor que mande sempre mais e mais trabalhadores para a messe. E, a partir dos trabalhadores convocados, chamados, rezar para que sejam bem talhados nas diversas dimensões: humana, pastoral, espiritual e comunitária.

Na messe do Senhor é preciso trabalhadores equilibrados e sensatos para a colheita não seja uma incerteza.

Nas raras vezes nos deparamos com comunidades que têm alguma dificuldade com os sacerdotes, religiosas e religiosos que ali trabalham. Talvez a um e outro faltou algum complemento de alguma dimensão da formação e, por isso, apresentam dificuldades nas áreas específicas.

A fase inicial que é a escolha e formação, deve ser muito criteriosa, para assim a Igreja oferecer o melhor para o serviço do Reino. Quando nós somos chamados a rezar pelas vocações, não se trata simplesmente de aumentar o número de pessoas, mas envolve também a qualidade dessas pessoas chamadas.

No meu tempo de seminário, e acredito que ainda hoje exista, havia as madrinhas e padrinhos de oração. Pessoas que se encarregavam de rezar para cada um de nós. E foi uma experiência muito válida e bonita, chegar no dia da ordenação e uma humilde senhora parar diante de mim e dizer que “a oração valeu, deu certo”.

Que estejamos unidos na prece deste mês sob o olhar de Maria, Mãe da Igreja.

Por: Pe. Lucas Reis Pereira, pároco da Basílica São Lourenço mártir

Compartilhe: