sábado, 24 de outubro de 2020

Artigos

Quem seremos após a quarentena?

Estamos ainda vivendo o tempo da quarentena, e a cada minuto surgem novas notícias, umas animadoras outras nem tanto. Porém, jamais podemos deixar de acreditar na graça de Deus, que nunca nos abandona.
Penso que este tempo que vivemos serve para refletirmos quais lições levaremos deste tempo difícil. Em tempos de crise, a meu ver, podemos ter três atitudes que acabam moldando quem seremos no pós-crise. A primeira é nos tornarmos pessoas pessimistas, derrotadas, que perderam a capacidade de sonhar, que acham que vão morrer a qualquer momento, então, nada está bom, nada dará certo. Acabamos nos tornando amargos e ranzinzas. A segunda atitude é a semelhante ao avestruz que enfia a cabeça num buraco. Ou seja, na crise, preferimos nos esconder e esperar tudo passar, nos escondemos da situação. Mas, após a crise, não temos nada de novidade em nossa vida, vamos retomar do lugar que havíamos parado, paramos no tempo. E a terceira atitude, que é a que realmente deveríamos buscar, é a de ver na crise a oportunidade de mudarmos, evoluirmos, ir pra frente, virar a página, aprender algo novo. Esta atitude abre portas, dissipa as trevas e nos encoraja a passar por todas as tempestades, e isso em todos os aspectos de nossa vida.
Portanto, quem seremos após a quarentena? Isso, após a quarentena! Porque teremos que aprender a conviver com o vírus, ele não sumirá com o fim da quarentena. Por isso, temos que aproveitar este momento de crise para nos reinventarmos, para nos tornarmos pessoas melhores, famílias melhores, religiosos melhores. Hoje, nós católicos celebramos a Festa da Divina Misericórdia. Queira o bom Deus que este dia nos sirva para revisitar nossa fé e nos tornarmos pessoas mais misericordiosas. Que aprendamos a nos colocar sempre no lugar do outro.
Desejo uma semana de muitas graças em sua vida e de sua família. Que Deus nos guarde de todo mal e proteja todos os profissionais que não podem ficar em casa. Uma feliz e santa semana!

Padre Thiago Freitas dos Reis
Pároco da Paróquia do Bom Jesus

Compartilhe: