Artigos
Quando a dor nas articulações deixa de ser normal?
Dor, rigidez e inchaço persistentes podem ser sinais de doenças reumáticas e não devem ser atribuídos automaticamente ao envelhecimento
São Paulo, setembro de 2026_ Sentir dor nas articulações depois de um esforço físico ou de uma atividade diferente da rotina pode ser algo pontual. Mas quando a dor persiste, vem acompanhada de rigidez ou inchaço e começa a interferir nas atividades do dia a dia, é importante investigar o que está por trás desses sintomas.
“As pessoas ainda tendem a associar a dor nas articulações ao envelhecimento ou a algum esforço físico, mas nem sempre é assim. Quando a dor, a rigidez ou o inchaço persistem, é importante investigar a causa”, explica o médico reumatologista Dr. Fábio Jennings, membro da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR).
As doenças reumáticas não atingem apenas pessoas idosas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 15 milhões de brasileiros convivem com essas condições, que compreendem mais de 120 doenças. Entre elas estão artrite reumatoide, artrose, lúpus, fibromialgia, osteoporose e espondiloartrites.
Os sintomas também podem variar bastante. Rigidez nas articulações ao acordar, dores persistentes, inchaço, dificuldade de movimentação e cansaço podem aparecer em diferentes doenças. Por isso, mais do que identificar um sintoma isolado, é importante observar sua frequência, duração e impacto na rotina.
Outro ponto de atenção é a demora para procurar atendimento. Algumas doenças reumáticas são progressivas e, quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem causar danos articulares e limitações funcionais. O diagnóstico precoce permite identificar a causa dos sintomas e definir a estratégia de tratamento mais adequada para cada paciente.
“Não é preciso esperar que a dor se torne incapacitante para procurar ajuda. Se os sintomas são frequentes ou persistentes, vale conversar com um médico para entender o que está acontecendo e se há necessidade de uma avaliação com um reumatologista”, orienta Dr. Fábio.
A importância de reconhecer esses sinais está no centro da Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção de Doenças Reumáticas, uma iniciativa da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Com o slogan “Juntos contra a dor nas juntas. Quando o corpo fala, o reumato escuta”, a campanha busca ampliar o conhecimento da população sobre as doenças reumáticas e estimular a busca por diagnóstico e tratamento.
Em São Paulo, a ação acontece neste domingo (20), no Parque da Aclimação, das 9h às 14h, com orientações à população, materiais educativos e atividade física orientada por profissionais de saúde. A participação é gratuita.
Mais do que chamar a atenção para uma data, a campanha reforça uma mensagem que vale para o ano inteiro: dor persistente não deve ser normalizada. Observar os sinais do
corpo e buscar avaliação médica são passos importantes para identificar possíveis doenças reumáticas e cuidar da saúde das articulações e da qualidade de vida.
Informações à imprensa:
Ivy Bianchi | (11) 98261-0128
Daniel Borges | (16) 98145-1125
Wagner Belmonte |(11) 97621-4244