Ir para o conteúdo

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Artigos

Qual é o símbolo de cada Evangelista e o que eles significam?

Desde os séculos II e IV (aproximadamente), a Igreja passou a identificar cada um dos evangelistas como um símbolo diferente, que foram tirados de uma visão do profeta Ezequiel (1,10) que diz: “Quanto ao aspecto de seus rostos tinham todos eles figura humana, todos os quatro uma face de leão pela direita, todos os quatro uma face de touro pela esquerda, e todos os quatro uma face de águia”.
Aqui te explicamos a razão de cada símbolo:
1. Mateus: Anjo ou homem com asas: O Evangelho de Mateus é representado por um anjo (ou segundo alguns, um homem com asas) por iniciar sua narração a partir da Genealogia de Jesus, mostrando-O como Filho de Davi e filho de Abrãao.
2. Marcos: Leão: O Evangelho de Marcos é representado por um leão, pois o livro começa com a pregação de João Batista no deserto; então faz a analogia do rugido do animal com a pregação imponente de João sobre o Cordeiro de Deus; também por ser o rei dos animais, o Leão evoca o reinado de Cristo.
3. Lucas: Touro: O Evangelho de Lucas é representado por um touro, que indica os animais que eram oferecidos em sacrifício no Templo. O livro começa justamente com a visão de Zacarias no templo e também termina com os apóstolos indo anunciar a Boa Nova no mesmo lugar. Assim Lucas quer ressaltar a dimensão sacerdotal de Jesus.
4. João: Águia: O Evangelho de João é representado por uma águia, devido à sua “profundidade no olhar”. Enquanto os outros evangelistas começam a narrar por meio de fatos históricos, João dá início com uma teologia mais profunda: “No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1, 1). Então a águia indica esse animal cujo voo é mais alto tendo, assim, uma visão melhor das coisas.
Fonte: ChurchPOP

Compartilhe: