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quinta-feira, 13 de maio de 2021

Artigos

Quais os piores tipos de comida para a saúde do coração?

Olá!

Para prevenir as doenças do coração é importante praticar atividades físicas, não fumar, ter um peso saudável, controlar o estresse, seguir uma alimentação saudável além de manter regularmente as consultas médicas. No entanto, além de escolher os alimentos bons para o coração, é fundamental cortar aqueles que são péssimos para a saúde cardíaca. Listo abaixo os 4 piores grupos de alimentos:
1. Alimentos ricos em sódio – um dos perigos é a pressão arterial – o sódio retém mais água no corpo, levando a uma sobrecarga do coração. Como o sal não é o único produto com sódio na dieta, além de diminuir o seu consumo, é importante limitar a ingestão de outros itens com sódio como: carnes processadas, salgadinhos, queijos processados, temperos prontos, fast-food, entre outros.
2. Alimentos ricos em açúcar adicionado – o excesso pode levar a ganho de peso e pressão alta. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association em 2014 observou que as pessoas que tinham 17% a 21% das calorias diárias vindas de açúcar adicionados tinham 38% a mais de chances de morrer em virtude da doença cardíaca. Além disso, foram ligados ao aumento da inflamação do corpo, que também eleva os riscos cardíacos. Diminua o consumo de refrigerantes, sucos artificiais, molhos industrializados como ketchup, doces e chás adoçados.
3. Frituras – onde podemos encontrar as gorduras trans – o pior tipo de gordura alimentar – e o consumo de alimentos ricos nessa gordura aumenta o colesterol ruim (LDL) ao mesmo tempo que diminui o colesterol bom (HDL).
4. Grãos refinados – é composto por itens como pão branco, arroz branco e biscoitos de água e sal além de tudo mais que for à base de farinha de trigo refinada. Primeiramente, elas praticamente não possuem fibras (nutriente que está associado à melhora do controle da glicose e no auxilio à diminuição do colesterol) e segundo, muitos grãos refinados recebem o acréscimo de açucares adicionados a receitas e produtos onde são utilizados. Então, a solução se torna diminuir a ingestão dos grãos refinados e substituí-los pelo integral.
Um ótimo domingo e até o próximo!

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