Ir para o conteúdo

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Artigos

Quais esportes são indicados para crianças e adolescentes?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 60 minutos diários de atividades aeróbica para crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos. 
 
A atividade física realizada por crianças e adolescentes, além de ser um excelente instrumento de inserção e interação social, faz muito bem à saúde. A prática regular ajuda a prevenir obesidade, ansiedade, depressão, hipertensão, diabete, doença cardiovascular e osteoporose e contribui para uma melhor qualidade de vida na fase adulta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 60 minutos de atividade aeróbica diária para crianças a partir dos 5 anos.
Segundo o pediatra Abelardo Bastos Jr., consultor do portal de consultas médicas online Consulte Aqui (www.consulteaqui.com) e membro do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria, cada faixa etária possui habilidades específicas. “Crianças de até 7 anos têm maior facilidade com esportes que envolvem velocidade; de 7 a 9, equilíbrio e postura estão mais em evidência e dos 10 aos 12 anos, atividades que requerem o uso de estratégias complexas da memória são as mais indicadas”, indica.
Antes de decidir qual esporte será praticado é importante que os pais e responsáveis estabeleçam quais são objetivos da atividade física; do contrário, o exercício pode desestimular a criança. “A avaliação pediátrica ou por um médico do esporte é fundamental para determinar o grau de maturidade e como estão a visão, audição e perfil psicológico da criança. Com base nisso, pode-se, por exemplo, determinar se o pequeno necessita de acompanhamento e adaptação para certas atividades. De modo geral, a atividade física é extremamente benéfica”, explica o pediatra consultor do Consulte Aqui.
Escolhendo o esporte certo
É importante escolher a atividade física ideal de acordo com a idade e preferência da criança. “Levar em consideração o que o pequeno quer é fundamental, caso contrário, ele logo se cansará do esporte e não o fará da maneira e com a frequência corretas”, explica o pediatra Abelardo.
Veja abaixo o esporte indicado para cada faixa etária:
Até 7 anos: natação, corrida, salto, futebol, capoeira, surfe, danças, ginástica rítmica e olímpica;
7 – 10 anos: ciclismo, atletismo;
11 – 13 anos: esportes de resistência; atletismo, ginástica, esportes com bola, salto ornamental e lutas; 
Acima de 13 anos: esportes competitivos em geral
O consultor do Consulte Aqui ainda ressalta que hábitos saudáveis devem ser estimulados desde a infância, pois a família é fonte de referência para a criança. Portanto, é importante também que os pais não sejam sedentários, tenham hábitos alimentares saudáveis e também possam incentivar, sem excesso de expectativa, a criança e adolescente em suas atividades físicas.

Compartilhe: