Ir para o conteúdo

terça-feira, 30 de julho de 2013

Artigos

Próxima JMJ será na Polônia em 2016

No final da Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, no último domingo, o Papa Francisco anunciou que a próxima JMJ de nível internacional será na terra do beato João Paulo II.
“Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa da jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo”, revelou o papa pedindo orações para a próxima JMJ.
Cracóvia é uma cidade com 853 mil habitantes, fundada por volta do ano 700. Não será a primeira vez que a Polônia receberá a JMJ. Em 1991, a 6ª JMJ aconteceu em Czestochowa.
Em 1984, foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais. No Brasil, a JMJ reuniu mais de 3 milhões de participantes com representantes de 175 países. Cerca de 400 pessoas da Diocese de Barretos participaram do evento no Rio de Janeiro.

www.diocesedebarretos.com.br

[email protected]

 

Compartilhe: