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sexta-feira, 04 de outubro de 2013

Artigos

Programa Trainee, ainda vale a pena?

Nesta época do ano muitas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, abrem vagas para Programas de Trainees – uma excelente maneira de seleção de talentos para as posições gerenciais em médio e longo prazo. Agora, por exemplo, há mais de 50 companhias selecionando candidatos a centenas de oportunidades. 
Este tipo de programa compreende uma forma específica de seleção, contratação, treinamento, desenvolvimento profissional e retenção de talentos.
Existem muitas vantagens às empresas que utilizam esta forma de gestão de talentos, entre elas: processo seletivo longo e cuidadoso, uma vez que o candidato sabe que está sendo analisado e testado durante todo o seu tempo como trainee e garantia de preparação de profissionais para longo prazo, de forma que se revelam nesses programas, bons gerentes, diretores e até sócios em alguns casos. Além disso, o fato de não possuírem experiência anterior, serem contratados sem vícios e moldados segundo os valores da organização contratante, também é positivo às empresas.
Outra vantagem é a atração de talentos com grande potencial de carreira. Considerando que os candidatos ao programa, em sua maioria, nasceram após 1980 e, segundo conceitos de sociologia, pertencem à Geração Y – que também pode ser chamada de geração do milênio. Essa geração se desenvolveu em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica e recebeu dos pais presentes e atenção, o que fomentou a autoestima. Os jovens da Geração Y cresceram em meio a muita ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas e hoje, candidatos, estão acostumados a conseguirem o que querem e lutam por salários ambiciosos desde cedo, o que os impulsiona a serem obstinados por resultados. 
Sob o ponto de vista dos trainees, vejo vantagens ainda mais relevantes, como entrar na empresa pela porta da frente, com um tapete vermelho estendido. Exatamente o oposto que acontece no início da carreira, quando geralmente se inicia em subposições e sem muita perspectiva de crescimento. 
A vivência de um forte processo de treinamento, muitas vezes acompanhado de um programa de mentoring – que visa o desenvolvimento profissional monitorado e com muito feedback, durante um bom tempo o trainee ganha pra aprender – e estar incluído em um plano de carreira encadeado, com etapas de desenvolvimento claras e geralmente com tempos bem definidos.
Além disso, possibilidade de crescimento profissional relativamente rápido, se comparado às carreiras desenvolvidas sem o programa, salários atrativos no médio e longo prazo.
Como tudo, algumas desvantagens em relação aos programas devem ser citadas, como por exemplo, perder os profissionais do processo para outras empresas, antes mesmo de terem galgado todas as posições originalmente previstas pelo programa. É comum que os jovens desta geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional. Sempre digo que “quem é bom pra empresa também é bom pra concorrência.” 
E ainda o risco de criar, dentro da empresa, uma competição extremada, ou ainda, um senso de que os trainees são os queridinhos pela importância e a quantidade de treinamentos que eles recebem.
Para o trainee, além da dificuldade de ser selecionado para um desses programas, não vejo desvantagens, muito pelo contrário. Atualmente, como consultor, trabalho no desenvolvimento desse tipo de programa para empresas e tenho visto empresas e jovens talentos fazendo excelentes conexões em uma saudável relação ganha x ganha.
De fato, sou um entusiasta desse tipo de projeto, especialmente pelo fato de ter tido o privilégio de ter sido trainee e de hoje poder dividir minha vida profissional em antes de e depois do programa que participei. Seguindo a tendência da maior parte daqueles que um dia foram trainees, eu não permaneci por um longo tempo na empresa que me contratou, mas no tempo em que lá estive, me desenvolvi significativamente e tenho plena convicção de que ajudei a empresa a prosperar.
 
Renato Maggieri é palestrante e consultor de negócios, apaixonado por empreendedorismo

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