Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

Programa ALI Rural

Uma fala bastante comum nas conversas sobre percalços e dificuldades de ser dono do próprio negócio é: “Tudo que o governo faz é para arrecadar, dificultar”, “Ajudar ninguém ajuda”. Na roça não é diferente, as lamentações são constantes no sentido de falta de apoio e incentivo para o produtor rural, assim como reclamações sobre as burocracias e exigências criadas para a conformidade de suas atividades.
De fato, as dificuldades são muitas, aumento expressivo nos preços de insumos agrícolas e mudanças nas taxas de juros de financiamentos rurais são apenas dois exemplos recentes dos obstáculos presentes na vida do agricultor. Mas nem tudo são contratempos, não é verdade que não exista apoio governamental e/ou de instituições relacionadas, um ótimo exemplo é o Programa ALI Rural desempenhado pelo Sebrae.
O Projeto consiste em acompanhamento de 8 meses, por um profissional capacitado, de um negócio rural, com o principal objetivo de aumento de faturamento. E adivinha só… É totalmente subsidiado pelo Sebrae. De graça! Entre os diversos benefícios podemos citar o aprendizado de ferramentas de gestão, controles gerenciais, marketing/vendas, redução de custos e inovação. Há também o acesso a eventos e conteúdos técnicos de diferentes cadeias produtivas oferecidos pelo Sebrae e Sistema S, e o mais importante, tudo acompanhado presencialmente na propriedade rural por profissional qualificado.
Os profissionais citados são os Agentes Locais de Inovação, os ALIs Rurais. O Escritório Regional de Barretos do Sebrae, abrangendo 23 municípios, conta atualmente com 7 ALIs Rurais, entre eles este que vos fala (com muito orgulho!), graduados em cursos relacionados com o setor rural, selecionados através de edital e processo seletivo, capacitados e acompanhados pelo Sebrae especificamente para a atuação no programa.
O período de inscrição no projeto está aberto até o final do mês de abril. Para participar é só procurar o Sebrae, necessariamente possuir CNPJ com atividade relacionada ao meio rural e o mais importante: ter interesse em tornar seu negócio cada vez mais inovador, eficiente e lucrativo!

 

 

 

 

José Rodolfo Pizzo Lomas é
Engenheiro Florestal, especialista
em Licenciamento Ambiental, Agente
Local de Inovação – ALI Rural e
Membro do Comitê das Bacias
Hidrográficas do Baixo Pardo/Grande

Compartilhe: