terça-feira, 20 de outubro de 2020

Artigos

Profetas em tempos difíceis

Uma cena que é bem conhecida dos Evangelhos é a que o profeta João Batista é decapitado e morto pelo rei Herodes! Mas por que João sofreu tamanho mal? Ele anunciou a verdade de Jesus, pregou conversão e denunciou o mal que está implantado na época!
Curioso que Herodes “tinha medo de João, pois ele era Justo e Santo” (cf. Mc 6, 20), porém isso não impediu do mesmo cair na cilada de Herodíades. Mas trazendo para nossa realidade, o que significa ser profeta? Seria apenas prever as coisas do futuro ou sei lá qual outra explicação.
Ser profeta hoje é continuar anunciando e denunciando as coisas que não estão conforme as verdades do evangelho deixadas por Nosso Senhor Jesus Cristo. Não é falar mal dos outros, num tom vazio, de fofoca, mas é ajudá-lo a sair do erro da ignorância da Palavra de Deus.
Quantos de nós ainda não nos colocamos à serviço dos outros, não fomos para os outros sinal de Deus em suas vidas!? Sei também que ainda existem muitas Herodíades que querem “matar” os profetas, mas tenhamos a certeza que Deus não desampara e nem deixa sozinho aqueles que se põe a caminho, a serviço!
João Batista fora brutalmente assassinado e, infelizmente, não parou por aí. O próprio Salvador da humanidade foi, por ser acusado de agitador, e outras coisas! É momento de sairmos mais uma vez de nosso conforto e sermos verdadeiros profetas que anunciam Jesus a todas as pessoas, começando pelas mais próximas! Que Deus nos abençoe e nos dê força para cumprirmos tão preciosa missão!

Pedro Henrique Lopes
Seminarista

Compartilhe: