Ir para o conteúdo

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Artigos

Prevençao de doenças cardiovasculares

Olá!
As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. Somente no Brasil, cerca de 300 mil pessoas sofrem infartos anualmente e segundo a Organização Mundial da Saude, até 2040 essa incidência pode ter um aumento de até 250%. Diante desses dados, o congresso Europeu de Cardiologia que esse ano aconteceu na França, teve seu foco em prevenção.
Um trabalho apresentado evidenciou que quanto melhor o nível educacional e sociocultural da população, maior o autocuidado e portanto, menor a incidência de problemas cardiovasculares.
Um estudo alemão apresentado nesse evento, avaliou o sono de 3500 pessoas por um período de 15 anos e avaliou o impacto da qualidade do sono nos níveis da pressão arterial e foi comprovado que a pressão se altera quando não se dorme adequadamente, reforçando o papel do sono não só contra a hipertensão como na prevenção de males causados por ela como infarto e AVC.
Outro trabalho mostrou a alta relação entre infarto e o consumo exagerado de energéticos e bebidas ilícitas. De acordo com o estudo, o consumo acima de 300 miligramas é prejudicial ao coração (só para ter ideia, uma xícara de café expresso por exemplo, tem 60 miligramas de cafeína, enquanto o energético chega a ter 600 mg). Ao consumir energéticos, é prudente ficar uma hora sem praticar exercícios.
Também foi evidenciado o papel da ioga em pacientes que já infartaram. Além da reabilitação cardíaca convencional, o acréscimo da terapia com ioga apresentou resultados extremamente positivos.
Portanto, a prevenção continua sendo o melhor caminho!
Um ótimo domingo e até o próximo.

Compartilhe: