Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Artigos

Prevenção ao suicídio para além do Setembro Amarelo

A prevenção ao suicídio é uma questão de saúde pública mundial que vai muito além do mês de setembro, quando ocorre a campanha do Setembro Amarelo. É importante manter o diálogo e o apoio durante todo o ano.
É fundamental que aconteça uma consciencialização continua da sociedade, o Setembro Amarelo é um momento importante para aumentar a conscientização, mas o diálogo sobre saúde mental e prevenção ao suicídio deve continuar durante todo o ano.
É essencial informar e ensinar às pessoas sobre os sinais de alerta do suicídio para que possam reconhecer esses sinais em si mesmas e nos outros.
É necessário combater o estigma em torno da saúde mental, encorajando as pessoas a buscar ajuda profissional quando necessário, sem medo de julgamento.
Manter um ambiente de apoio e compreensão para amigos e familiares que enfrentam dificuldades emocionais também é fundamental na prevenção do suicídio.
Em resumo, a prevenção ao suicídio deve ser uma preocupação constante, promovendo a conscientização, reduzindo o estigma, e oferecendo apoio emocional a todos, sempre buscando melhorar a qualidade de vida e saúde mental da nossa sociedade.
Se estiver passando por um momento de vulnerabilidade ou crise busque ajuda, ligue para o CVV (Centro de Valorização da Vida) através do 188. E não deixe de buscar ajuda psicologia através de acompanhamentos psicológicos.

 

 

Larissa Silva é psicóloga clínica
e professora universitária
@psicologa.larissasilva
CRP 06/ 183024.

Compartilhe: