terça-feira, 14 de julho de 2020

Artigos

PREVALECEU

Bom Dia Barretos.

Parece que prevaleceu o bom senso na administração municipal, ao não acatar a sugestão do governo do estado, que propunha endurecer novamente a quarentena. Barretos é uma cidade privilegiada, pois conta com grande número de leitos de UTI disponíveis, todos equipados com respiradores, e número de leitos hospitalares suficientes para atender a nossa população, bem como a regional, o que justifica plenamente o não cumprimento do decreto estadual.
Volto a reafirmar que devemos tomar todos os cuidados para evitar a propagação de epidemia, lavando as mãos, usando álcool gel, usando máscaras, evitando aglomerações, mas também cientes que num ou noutro momento, todos acabarão contraindo a virose. Se pudermos postergar tal momento, até que as vacinas estejam disponíveis, atingiremos o ponto ideal. Quem não apresenta morbidades outras, geralmente têm casos passíveis de tratamento domiciliar, enquanto a cura de casos de maior gravidade tem mostrado uma evolução bastante favorável na maioria das vezes.
Sempre fui favorável a que se informasse adequadamente a população e pedisse a sua colaboração, mas infelizmente se optou por gerar o medo e o pânico, de que nada adianta, a não ser causar distúrbios psicológicos graves. É o que temos constatado em nosso consultório. O pavor levou a distanciar membros de uma mesma família pelo medo do contágio da doença, ao mesmo nível que vivemos num passado distante em relação à hanseníase, ou seja, a lepra. Vamos ter os cuidados gerais, que são necessários, mas permitir que os avós possam abraçar seus netos, pais, filhos e irmãos se abracem sem o temor apavorante do contágio.
Lamentei a informação de que houve aumento do número de casos de covid-19 em Barretos, pelo relaxamento das medidas restritivas; tal aumento se deu pelo desejável aumento da testagem e o consequente aparecimento de novos casos. Mais uma vez Barretos merece parabéns. Vamos, pois, desarmar os espíritos e continuar a desfrutar a vida que DEUS nos deu.

Bom Dia Barretos.

Compartilhe: