Ir para o conteúdo

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Artigos

Pressão alta e o risco de Alzheimer e outras demências

Olá!
Demência é o declínio da capacidade cognitiva associada à perda da capacidade de executar tarefas do dia a dia e está entre as principais causas da perda de qualidade de vida entre idosos. Tem como causas não modificáveis os fatores genéticos e o envelhecimento natural do organismo. Segundo a última Diretriz de Hipertensão Arterial, publicada em 2020, a hipertensão arterial foi implicada como agente do declínio cognitivo, exercendo papel patogênico tanto nas demências de origem vascular quanto na doença de Alzheimer. E como a pressão afeta o cérebro? Com o tempo, a pressão alta danifica as artérias, comprometendo a distribuição do sangue. Já as demências vasculares podem ocorrer devido a AVCs e microinfartos. Nas duas situações, o sangue que é o condutor de oxigênio e nutrientes necessários para que os órgãos exerçam suas funções encontra o caminho comprometido e não consegue levar os “alimentos” com a mesma eficácia. Dessa forma, as funções cerebrais ficam prejudicadas, com risco de ocorrer desde falta de concentração e memória até doenças mais graves como as variadas demências.
A estimativa é de que cerca de 25% dos brasileiros sejam hipertensos e, após os 60 anos, esse percentual sobe para aproximadamente 65%. Um estudo recente mostrou que idosos hipertensos apresentavam uma probabilidade de 168% maior de desenvolver algum tipo de demência.
Mas se a hipertensão pode dar sua contribuição negativa para os quadros de demência, na contramão temos os tratamentos anti-hipertensivos. Vários estudos mostram uma relevante diminuição nos riscos de evolução de demências senis em pacientes que passam a controlar a hipertensão. Lembrando que em qualquer idade e situação, é importante fazer atividade física regular, seguir uma alimentação saudável, não fumar e não abusar de álcool para a prevenção e tratamento de doenças crônicas como pressão alta e diabetes. Você sabe os níveis da sua pressão? Visite sempre um cardiologista!
Um ótimo domingo e até o próximo!

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

Compartilhe: