Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Regional Sul 1 e bispos se reúnem pela primeira vez em 2021

A primeira reunião deste ano, da Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 da CNBB, aconteceu por videoconferência, na manhã do dia 11 de fevereiro.
Dom Odilo, Representante da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), explicou acerca da Assembleia Latino–Americana e Caribe, noticiada no dia 24 de janeiro passado. Segundo o Cardeal de São Paulo, diante de clamores pela realização de mais uma Conferência Geral dos Bispos Latino-Americanos e do Caribe, o Papa Francisco, considerando que o Documento de Aparecida oferece uma reflexão pertinente aos desafios da evangelização da Igreja no continente na atualidade, sugeriu uma Assembleia com a participação de integrantes de todo o povo de Deus, em perspectiva sinodal. Disse também que a presidência do CELAM está encaminhando este evento, cujo lema será: “Somos todos discípulos missionários em saída”.
Outros assuntos tratados foram: o orçamento para as atividades do Regional no exercício 2020-2021; missão Ad Gentes do Regional: Amazônia e Pemba, entre outros. Este último tema motivou comentário sobre a transferência de Dom Luiz Fernando Lisboa, da Diocese de Pemba, Moçambique para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim, no Estado do Espírito Santo.
Ainda houve a partilha das ações evangelizadoras entre os presidentes das Sub-Regiões, um exercício de corresponsabilidade em perspectiva sinodal.
Dom Eduardo Malaspina destacou que “esse exercício se realiza primeiramente nas Igrejas Particulares, depois nas Províncias, nas Regiões Eclesiásticas e na Conferência Episcopal. A busca por caminhar juntos – bispos, padres, diáconos, consagrados, religiosos (as) e leigos (as) – como nos diz o Papa Francisco, é o caminho que Deus espera da Igreja no 3° Milênio”, concluiu Dom Malaspina.
Foi deliberado na Representativa, que o Regional Sul 1 vai realizar suas principais reuniões por videoconferência até verificar um processo de vacinação amplo. Por essa razão, as Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 e a denominada “Assembleia das Igrejas”, serão promovidas por videoconferência.
Dom Milton Kenan Júnior, presidente da Sub-Região Ribeirão Preto II, disse que a Comissão Bíblico Catequética do Regional vai preparar o lançamento de vídeos, com cerca de 30 minutos cada, inspirados no novo Diretório de Catequese. Os vídeos estão a cargo de uma equipe de comunicação especializada neste formato. Os materiais serão disponibilizados aos catequistas e catequizando das Igrejas particulares do Regional, inclusive na forma de texto.
Fonte: CNBB Sul 1

Compartilhe: