terça-feira, 27 de outubro de 2020

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Pré diabetes: é possível reverter sem medicação?

Olá!

O pré-diabetes é um estado em que o nível de glicose (açúcar) já está alterado, mas ainda não preenche critérios para o diabetes tipo 2. No exame de sangue, essa fase é caracterizada com a glicose de 100 até 125 mg/dL em jejum e a hemoglobina glicada encontram-se entre 5,7% e 6,4%. Ser diagnosticado com pré-diabetes não é a sentença final de que desenvolverá diabetes. Com alguns cuidados, é possível sim reverter e ficar longe da doença.
Adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente assim como parar de fumar e reduzir o consumo de álcool também ajuda a reverter o quadro. O primeiro passo é modificar a rotina alimentar. Algumas dicas são:
• Aumentar a ingesta de alimentos ricos em fibra e água;
• Garantir o consumo de frutas e vegetais todos os dias;
• Diminuir ou abolir o consumo de açúcar – que inclui doces, bebidas industrializadas, refrigerantes, etc. Caso seja muito difícil largar os doces, a dica é escolher opções a base de frutas;
• Reduzir o consumo de carne vermelha e de alimentos de origem animal ricos em gordura.
Se incluir no pacote a prática regular de alguma atividade física, isso ajudará na redução do peso, fazendo com que as chances de desenvolver diabetes tipo 2 diminuam em 60%. O treinamento ajuda de várias maneiras. Uma delas é promovendo a redução da massa gorda, o que contribui no menor trabalho da insulina. O ideal é acumular no mínimo, 150 minutos de atividade na semana.
Outros hábitos como o consumo exagerado de álcool pode favorecer o ganho de peso, que está associado ao desenvolvimento da resistência ao hormônio. Portanto, a mudança nos hábitos de vida é extremamente importante para reverter o problema e evitar que o diabetes tipo 2 se desenvolva.

Um ótimo domingo e até o próximo!

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