Ir para o conteúdo

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Artigos

Por que falhamos com a dieta?

Olá!
A obesidade é considerada uma epidemia global não à toa. A cada ano, o número de obesos e pessoas com sobrepeso sobe em níveis alarmantes. Só no Brasil, cerca de 20% da população é obesa e mais da metade tem sobrepeso. O estilo de vida pouco saudável explica em parte esta epidemia. Além do sedentarismo e estresse, a má alimentação exerce um papel fundamental no ganho de peso.
Para controlar o peso, muitas pessoas recorrem às dietas. Mas a maioria falha. Mais de 90% das pessoas que fazem dieta restritivas conseguem perder peso a curto prazo, mas tende a recuperar alguns meses depois.
A razão pela qual não conseguimos perder peso é que nossos corpos ainda não se adaptaram para processar a comida moderna. As comidas processadas sequestram nossos cérebros e impedem que pessoas foquem na perda de peso. Alguns destes “sequestradores” bastante consumidos hoje são doces processados, como bolos, sorvetes, rosquinhas, entre outros industrializados.
Comer açúcar é um ciclo vicioso: mais açúcar você come, mais açúcar você vai precisar para ter o mesmo prazer. Além disso, aumentam o nível de açúcar no sangue, aumentando a insulina no corpo que bloqueia o fluxo do hormônio chamado leptina, que tem como função dizer ao cérebro para parar de comer.
Como quebrar o ciclo do açúcar? O melhor jeito de parar de desejar tantos doces é justamente quebrar o ciclo e deixar de comê-los. Depois de alguns dias, já é possível sentir a diferença.
Um ótimo domingo e até o próximo!

Nos acompanhe nas redes sociais: no instagram @dra.danielerezek  ou no facebook Dra. Daniele Rezek

Compartilhe: