Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Artigos

Por que é preciso defender a democracia e as instituições democráticas?

A democracia é um sistema político em que o poder é exercido pelo povo, através de eleições periódicas e representantes escolhidos por ele. A palavra “democracia” vem do grego antigo e significa “governo pelo povo”.
Um dos objetivos é garantir a participação dos cidadãos nas decisões políticas, seja diretamente ou através de seus representantes, considerando necessidades e interesses da populaçãode forma que reflitam o consenso da maioria.
A democracia é importante porque garante a proteção dos direitos individuais e a igualdade de para todos os cidadãos. Incluindo a liberdade de expressão, de reunião e de associação, bem como o direito ao voto e à participação política.
Portanto, a democracia promove a justiça, a liberdade e o bem-estar de todos. Ela é considerada um dos pilares da sociedade moderna e é amplamente adotada no mundo. Porém, ela também é sujeita a problemas, como corrupção, desigualdade e polarização política em excesso.
Desde a redemocratização do país, em 1985, o Brasil tem tido eleições regulares e livres. A participação dos brasileiros nas eleições tem sido elevada. Entretanto, o Brasil também enfrenta alguns desafios em sua democracia. Uma das principais preocupações é a corrupção, que pode prejudicar a confiança dos cidadãos na democracia. Existem desigualdades sociais que podem limitar a participação efetiva de alguns grupos na vida política.
“A democracia é o pior dos regimes, com exceção de todos os outros que já foram experimentados de tempos em tempos.”– Winston Churchill, 1947
Apesar desses desafios, o Brasil tem sido capaz de incluir novos grupos e perspectivas na política. Um exemplo claro é a participação crescente das mulheres e de outros grupos historicamente marginalizados na política.
Esses fatores contribuem para a estabilidade e a legitimidade da democracia brasileira e ajudam que ela seja um sistema justo e estável de governo.
Quando as pessoas tratam a democracia com indiferença, elas podem acabar abrindo mão do seu direito de representar ou escolher seus representantes.
Uma indiferença generalizada poderia levar a falta de responsabilidade também por parte dos governantes, tonando-se prejudicial para todos ao diminuir a confiança dos cidadãos em seu governo.
A sociedade democrática tem sua importância representada quando o povo se sente conectado com o próprio sistema de organização social e política­. Se não for desta forma, isso pode afetar negativamente o bem-estar e a coesão social. Por isso, os cidadãos devem acompanhar a vida política para garantir que a democracia continue sendo justa e eficaz.
Os valores essenciais como a proteção dos direitos individuaise a igualdade de oportunidades são garantidos pelas instituições democráticas, principalmente pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como, órgãos de imprensa e ministério público. Assim, é importante que os cidadãos defendam as instituições democráticas, exigindo responsabilidade dos governantes e o respeito aos valores democráticos.

 

 

 

 

Rafael Dutra, advogado,
empresário, ex-vereador
de Barretos.

Compartilhe: