Ir para o conteúdo

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Artigos

Por que difamar uma pessoa é pecado mortal

“Difamar”: prática de propagar informações falsas (calúnias) ou imprecisas sobre alguém. Afirmar ou divulgar fatos que ofendem a reputação de alguém. Tirar a boa fama de alguém para terceiros. É um crime previsto no Direito Penal.

Em Tiago, c.3: “2 Todos nós tropeçamos em muitas coisas. Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo. 3 Se pomos um freio na boca do cavalo para que nos obedeça, conseguimos controlar o seu corpo todo (…) 5 Assim também a língua, embora seja um membro pequeno, se gloria de grandes coisas. Comparai o tamanho da chama com o da floresta que ela incendeia! 6 Ora, também a língua é um fogo! É o universo da malícia! Está entre os nossos membros contaminando o corpo todo e pondo em chamas a roda da vida, sendo ela mesma inflamada pela geena! 7 De fato, toda espécie de feras, de aves, de répteis e de animais marinhos pode ser domada e tem sido domada pela espécie humana. 8 Mas a língua, nenhum ser humano consegue domá-la: ela é um mal que não desiste e está cheia de veneno mortífero. 9 Com ela bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos as pessoas, feitas à imagem de Deus. 10 Da mesma boca sai bênção e maldição!”

5º Mandamento da Lei de Deus: “Não mate”.

Posto isto, vemos que uma pessoa comete um crime e um pecado quando conta para outrem algum fato que ficou sabendo de alguém, por qualquer meio, ou faz comentários desabonadores sobre quem quer que seja. Popularmente, a isso se chama “fofoca”, e a Igreja tem a obrigação de alertar todos a esse respeito, pedindo às pessoas que procurem se controlar e evitar esse mal.

Tem a famosa história das “três peneiras” atribuídas a Sócrates: você ficou sabendo de algum fato que deprecia uma pessoa… 1º – Será que é verdade? Se você não tem certeza, por que contar isso para outros? 2º – Mesmo que seja verdade, é necessário que você conte o fato para outros? Há um justificado motivo para isso, ou você só vai mesmo conseguir difamar a pessoa? 3º – Se fosse sobre você que outras pessoas estão fofocando, difamando você cada vez mais, você gostaria? Na verdade, não se deve fazer aos outros o que você não gostaria que fizessem com você. Esse é um sábio e milenar provérbio!

Difamar uma pessoa é uma forma de matar, com a língua.

 

Por: Diácono Lombardi

Compartilhe: