Ir para o conteúdo

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Artigos

Por que diabéticos têm maior risco de desenvolver doença cardiovascular?

Olá!

A diabetes é uma doença do metabolismo e que tem como principal característica o excesso de glicose (açúcar) no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 40% dos adultos com a condição, ainda não receberam o diagnóstico. E isso é preocupante: períodos prolongados com o excesso de açúcar no sangue podem danificar órgãos, nervos e vasos sanguíneos de maneira irreversível (lesionando a camada que reveste o interior do vaso, facilitando a formação de placas de gordura e podem levar a um infarto e AVC). Portanto, estudos indicam que 30% dos indivíduos com diabetes tipo 2, desenvolvem algum problema cardiovascular ao longo da vida.
Além do excesso de açúcar circulante, que agride os vasos, a resistência à insulina (condição presente em mais de 80% dos pacientes, sobretudo nos com excesso de gordura abdominal), aumenta o risco de hipertensão arterial – o que já é um fator importantíssimo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, provocando alteração no perfil lipídico, aumentando as taxas do colesterol LDL de pior qualidade e causa um quadro de inflamação que favorece a formação de coágulos nos vasos e artérias.
Para evitar tanto a diabetes quanto suas complicações, é importante manter o peso adequado, evitar o sedentarismo e evitar bebidas alcoólicas, gorduras, sal e açúcar. Agora se você já é diabético, além de fazer tudo isso, deve seguir a prescrição médica a risca para manter um bom controle da glicose e observar bem de perto a pressão arterial e o colesterol. Fazer o tratamento correto é essencial para prevenir as comorbidades e ter uma melhor qualidade de vida.
Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: