Ir para o conteúdo

sábado, 15 de junho de 2024

Artigos

Por que a Páscoa a cada ano é num dia diferente

Em 2025 vamos celebrar o 1.700º (milésimo septuagésimo) aniversário do Concílio de Niceia (325), o primeiro realizado pela Igreja depois do imperador Constantino suspender as perseguições aos cristãos pelo império romano. Dentre outros temas tratados então, um deles foi o de estabelecer uma data expressiva para a celebração da Ressurreição do Senhor, o acontecimento mais importante do cristianismo, a solenidade das solenidades; e que ganhou o nome de “Páscoa” = passagem da morte para a vida, e que veio substituir a páscoa dos judeus, que a celebrava como a fuga da escravidão do Egito.
Como não se sabia o dia exato daquele “dia que o Senhor fez para nós”, naquela manhã em que tomamos conhecimento da vitória de Cristo sobre a morte, era preciso escolher uma data para esta celebração que fosse significativa e marcante. E naquele Concílio, em Niceia – que fica no Hemisfério Norte, onde as estações do ano são ao contrário do Hemisfério Sul –, fizeram o seguinte: teria que ser na Primavera, quando a natureza desperta do Inverno e a vida de plantas e animais se recompõe.
Outro hábito muito utilizado era se pautar pelos tempos lunares, e logicamente a Lua Cheia, linda, expressiva, foi a escolhida. E como Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana – Domingo –, decidiu-se que, daí em diante, anualmente, a solenidade da Páscoa iria ser celebrada no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia da Primavera. Esta norma é seguida até hoje em nossa Igreja, no Ocidente.
Como o nosso país está no Hemisfério Sul, aqui a Páscoa é sempre no Outono, a estação contrária à Primavera que, nesta época, começa no Hemisfério Norte. É por isso que os domingos de Páscoa anualmente são em dias diferentes, porque os meses lunares não são sempre iguais. Neste ano de 2023, temos o domingo de Páscoa no dia 9 de abril; em 2024: 31 de março; 2025: 20 de abril; 2026: 5 de abril; 2027: 28 de março; 2028: 16 de abril.
A título de exemplo, no ano que vem a primeira lua cheia do Outono será no dia 25 de março; o domingo seguinte, dia 31, será Domingo de Páscoa.

 

(Por: Diácono Lombardi)

Compartilhe: