Ir para o conteúdo

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Artigos

Please , sua vez!

Observando o cenário atual , tudo principiou no século 20 , onde a liberdade de expressão passou a ser garantida como um direito de todos.
Dentre do que esta na lei ,o artigo 19 assegura que “todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
Mas não significa que esteja permitido ,crimes interligados com aproveitar da liberdade de expressão ,como violências , discriminações , calunias , tendo como punição quem praticar algo que esteja fora da lei.
No Brasil , nos últimos tempos tivemos situações agravantes de desrespeito , e imoral que desagradou a nossa história ,com destruições , violências , muitos aproveitaram da liberdade
para se posicionar da pior forma possível ,ultrapassando do que é autorizado.
Falamos de, Ordem ,Progresso e Retrocessos ,onde a honra virou a minoria , coragem virou sinônimo de destruição ,paz virou guerra ,respeito ? só fazendo o que eu quero , democracia , só estou certo!
E em nossa sociedade , tudo não se limita apenas em direitos , pois para o convívio é preciso cumprirmos com nossos deveres , ampliando tudo que esteja favorável com o bem da comunidade .
No ambiente escolar ,é imprescindível a democracia , onde todos como direito participam com voz ativa de todas as decisões em relação ao funcionamento do espaço escolar.
Reuniões, formações ,cursos , atividades culturais ,incluem de forma participativa ,gestores , professores , alunos , familiares e comunidade envolvendo os no processo de ensino valorizando e colhendo a diversidade de idéias e opiniões ,em consequência de oferecer o melhor para a formação de cada indivíduo estando incluso ao meio educacional.
Princípios e valores ,desencadeiam para que qualquer saiba expressar de forma ideal estando diante a diversidade de pontos de vista ,respeitando pensamentos contrários aos seus ,partindo do bom senso para que suas idéias acrescentam em benefício a todos.
Em síntese , o aperfeiçoamento democrático prevê resultados pertinentes , de melhoria de qualidade de vida das pessoas. Emir Sader (2002:672) destacou que a execução das propostas levadas pelas pessoas aos espaços participativos foi um dos fatores que mais fortaleceram as experiências participativas no Brasil.

 

 

 

Natalia Macedo De Oliveira
Escritora , professora.

Compartilhe: