Ir para o conteúdo

domingo, 25 de maio de 2014

Artigos

Perda de peso em qualquer idade pode trazer benefícios ao coração

Uma pesquisa publicada na revista médica "The Lancet Diabetes & Endocrinology" aponta que a perda de peso em qualquer idade na vida adulta pode levar a benefícios vasculares e cardíacos a longo prazo. Os achados são de um estudo que examinou o impacto do estilo de vida sobre os fatores de risco cardiovasculares em um grupo de homens e mulheres britânicos, acompanhados desde seu nascimento, em 1946.
O acompanhamento dessas pessoas mostrou que a maior exposição ao excesso de gordura corporal aumenta os problemas cardiovasculares. Mas, pela primeira vez, os dados também apontaram que quem "desce" um nível na escala do IMC (Índice de Massa Corporal) – de obeso para sobrepeso, por exemplo- em qualquer momento da vida adulta, mesmo que o peso seja recuperado depois, pode reduzir os problemas cardiovasculares no futuro.
O estudo usou dados de 1.273 homens e mulheres do UK Medical Research Council National Survey of Health and Development (NSHD). Os participantes foram classificados em relação ao peso (peso normal, sobrepeso ou obesidade) na infância e aos 36, 43, 53 e dos 60 aos 64 anos de idade. Na faixa dos 60 aos 64 anos, os participantes foram avaliados quanto aos fatores de risco para doenças cardiovasculares.
De acordo com o autor do estudo, John Deanfield, da University College London, o trabalho é único porque seguiu as pessoas por um período longo (mais de 60 anos), o que permitiu verificar o efeito da perda de peso para a saúde na terceira idade.
Apenas 2% dos participantes do estudo tiveram uma redução sustentada do IMC (ou seja, não recuperaram o peso depois), o que, segundo os autores, mostra a importância de manter o peso e prevenir o ganho dos quilos perdidos como prioridade de saúde pública.

Compartilhe: