Ir para o conteúdo

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Artigos

PELOS QUE FOGEM DE SEU PAÍS

Rede Mundial de Oração com o Papa – JUNHO – Intenção do Mês

PELOS QUE FOGEM DE SEU PAÍS

 

“Rezemos para que os migrantes que fogem das guerras ou da fome, obrigados a viagens repletas de perigos e violência, encontrem aceitação e novas oportunidades de vida nos países que os acolhem.”

 

É uma situação muito triste a que vemos crescer a cada dia, perto e longe de nós. Na grande maioria das vezes, tais episódios acontecem devido a regimes totalitários que oprimem e matam as pessoas. Logo, a única saída é juntar o pouco que se tem e os familiares e se arriscam a cruzar uma fronteira, na esperança de dias melhores.

Claro que não se trata de algo tão simples assim. Pois nessa viagem temos os perigos, a violência e até a morte. Mas digamos que consigam superar tudo isso… há ainda outro desafio, que é encontrar estabilidade para sustentar a família que fugiu.

Bem próximo de nós vimos e ainda continuamos a ver os venezuelanos se arriscando para sobreviver. Foram milhares e milhares de pessoas que deixaram tudo para trás para sobreviver aqui no Brasil. Outro caso dramático foi a ilha de Lampeduza, na Itália, que enfrentou uma superlotação com os refugiados da África, gerando assim algumas mortes por falta de espaço e recursos básicos.

Nossa solidariedade brota a partir do exemplo da Sagrada Família, que também teve de fugir para sobreviver e salvar o menino Jesus da ira de Herodes. Aqueles que não tiveram tempo de fugir, enfrentaram a morte. Rezemos por estes nossos irmãos que sofrem (Pe. Lucas Reis Pereira – S. Lourenço–MG).

Compartilhe: