quinta-feira, 03 de dezembro de 2020

Artigos

Pastoral Presbiteral promove Semana da Saúde para padres, diáconos e esposas, e seminaristas de todo país

A Pastoral Presbiteral e o Programa Saúde Sempre+ da Arquidiocese de Belo Horizonte promovem a Semana da Saúde, no período de 26 a 30 de outubro.
À luz do ensinamento “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiões, como pastores”, a iniciativa tem o propósito de promover o cuidado dos sacerdotes, dos diáconos permanentes e suas esposas, e dos seminaristas, fortalecendo-os para a missão que desempenham no amparo aos fiéis, especialmente os pobres e excluídos.
As inscrições para padres, diáconos permanentes e suas esposas, e seminaristas estão abertas desde o dia 15 de outubro.
A Pastoral Presbiteral é a responsável por oferecer aos presbíteros as condições necessárias para a sua realização humana e vocacional, ajudando-os na missão de configurar-se a Cristo Bom Pastor inserido no contexto social, junto ao povo. Abrange os presbíteros seculares e os presbíteros religiosos que atuam nas paróquias, que fazem parte do presbitério diocesano. Zela pela saúde física, psíquica e afetiva do presbítero além de proporcionar os meios necessários para uma formação permanente nas dimensões comunitária, espiritual, humana, intelectual e pastoral.
O Programa Saúde Sempre+ é uma iniciativa que envolve profissionais de diversas áreas da saúde e voluntários, que busca, a partir do horizonte da medicina integrativa e natural, contribuir para as ações de prevenção às doenças e promoção do bem-estar.
Para isso, são mobilizados múltiplos recursos: educação em saúde sobre adoção de hábitos saudáveis de vida, diagnósticos e planos terapêuticos, além da conscientização sobre a influência das emoções sobre a saúde, a importância do cuidado espiritual, da vivência da oração, de técnicas de relaxamento e realização de atividades culturais.

Compartilhe: